Projeto da BASF mostra como a automação residencial contribui para a eficácia energética
Texto: Juliana Mel
Foto: Divulgação
Localizada em São Paulo, a CasaE é a primeira Casa Ecoeficiente da BASF sediada no Brasil (e a 10ª unidade da empresa no mundo). Seu objetivo é apresentar soluções inteligentes e sustentáveis para a indústria da construção, além de apontar as tendências mais recentes do setor. O espaço conta com 400m² e reúne 36 produtos desenvolvidos pela companhia, além de ter se beneficiado das contribuições de 29 empresas parceiras.
O projeto mostra como a automação residencial contribui para a eficácia energética por meio de um sistema de geração própria de energia, com capacidade para devolver o excedente à rede pública. Foram instalados a motorização de cortinas, controles acionados por smartphones ou tablets, câmeras IP e um sistema de aspiração a vácuo. Para tornar a visita ainda mais interessante, há a presença de painéis eletrônicos, telas touchscreen, sistema multiroom de áudio e vídeo com conteúdo interativo e ambientação sonora. Sem contar um belo mural de 75m² criado pelo artista plástico Rui Amaral (pioneiro do grafite no Brasil).
SOLUÇÕES MODERNAS
As principais soluções apresentadas pela BASF na CasaE se dividem em quatro temas. O primeiro versa sobre a redução do consumo de água, essencial nos tempos atuais devido à baixa nos reservatórios que abastecem as cidades.
O concreto permeável é produzido com aditivos da linha Master BuildersSolutions, da BASF (com pouca ou nenhuma areia), e permite a passagem de grandes quantidades de água. Por ter maior resistência mecânica, é ideal para ser aplicado em áreas de grande circulação (por exemplo: estacionamentos). Já o elastopave é um composto poliuretano especial para pisos drenantes com até 87% de permeabilidade, que forma superfícies resistentes e duráveis que impedem a formação de poças de água. É um produto versátil, que permite a escolha das cores e dos tipos de agregados que irão compor o projeto.
Por fim, o MasterGlenium é uma linha de hiperplastificantes que aumentam a eficiência da hidratação do cimento, capaz de reduzir em até 40% a quantidade de água que seria utilizada.
CONFORTO TÉRMICO
O segundo tópico abordado é o conforto térmico, que apresenta quatro itens. O Elastopor é uma espuma rígida de poliuretano que reduz em até 90% a transferência de calor entre os ambientes, além de ser mais isolante que tijolos e concreto. Sua função estrutural e de vedação faz do material uma excelente alternativa, por ser de rápida instalação e livre de resíduos. Já o Micronal são microcápsulas poliméricas com parafina em seu interior, com o intuito de manter a temperatura ideal para o ambiente.
Composto em EPS com partículas de grafite, o Neopor / Insulate Concrete Form é capaz de reduzir o consumo de energia e proporcionar isolamento térmico acima de 20% em relação ao tradicional. E o Sicopal / Paliogen se constitui de pigmentos frios aplicados em tintas que contribuem para a absorção da radiação solar e que mantém a superfície com menor temperatura.
Para o conforto acústico, a solução proposta é o Basotect, um revestimento em espuma flexível em melamina resistente às chamas (atende a todos os padrões de segurança ao fogo, segundo as normas brasileiras de construção) e que conta com excelente isolamento térmico (similar ao EPS). O último tópico diz respeito à produtividade e durabilidade, englobando uma linha de tintas que proporciona maior rendimento (Suvinil Maxx Rendimento), redução de até 99% das bactérias (Suvinil Família Protegida) e longa duração para áreas externas (Suvinil Sempre Nova).
Também são apresentadas opções versáteis em revestimentos, além de uma ampla coleção de produtos para pintura e revestimentos de pisos. Vale lembrar que a CasaE conta com visitas monitoradas e abertas ao público. Elas podem ser agendadas por meio do site (www.casae.basf.com.br) ou e-mail (casae@basf.com.br).