Ação promocional da JBL destaca a importância de usar as caixas de som de forma civilizada, assim como a importância do combate à pirataria
Em uma ação promocional oportuna para o momento, que ganhou o nome de “Curta o Essencial do Verão”, a JBL chama a atenção para a importância de se utilizar as caixas de som de forma consciente na época mais divertida do ano. Líder mundial no segmento de áudio, a marca desenvolve e fabrica caixas acústicas eficientes e fáceis de transportar, que embalam as festas na piscina e reuniões ao ar livre de muitos brasileiros. Mas lembra que o respeito ao próximo nunca deve ser negligenciado.
No verão, intensificam-se as polêmicas relacionadas à poluição sonora e o uso indevido de equipamentos com som alto em espaços coletivos. A época, portanto, é muito propícia para conscientizar as pessoas sobre a forma mais adequada de utilizá-los.
REGRA PARA O BOM CONVÍVIO
“O verão é uma estação diferenciada, época que dá vontade de aproveitar o calor e compartilhar bons momentos”, comenta o presidente da Harman do Brasil, Rodrigo Kniest “Ao mesmo tempo, é fundamental que todos sejam conscientes, que o lazer de alguém não afete outras pessoas que estão próximas. As caixas de som são ótimas para celebrações ao ar livre, mas sempre com respeito aos demais. A máxima do convívio é que o direito de um indivíduo vai até onde inicia a liberdade de outro, o que também se aplica na hora da diversão”.
Como dica para seus usuários, a JBL defende a moderação no volume, escolha por locais apropriados, posicionamento consciente em relação ao entorno, diálogo com as pessoas ao redor e o respeito ao horário e o espaço público. Também é recomendado o compartilhamento consciente da música com o grupo, verificando se todos estão confortáveis com o volume e a seleção musical antes de aumentar o som, assim como o uso de fones de ouvido quando for hora de curtir a música sem companhia.
EVITE FALSIFICAÇÕES
Ao mesmo tempo, a campanha levanta a bandeira do combate à pirataria, aconselhando o consumidor a apostar em produtos originais da marca (os únicos que realmente entregam o som legendário da JBL). Afinal, o alto desempenho dos aparelhos só é possível graças aos materiais de alta qualidade de que são feitos e à forma criteriosa com que são projetados.
A JBL enfrenta diferentes tipos de pirataria, sendo as principais quando seus produtos são copiados, quando o logo da JBL é usado em produtos falsificados ou quando produtos são importados ilegalmente, sem o pagamento dos devidos impostos. Isso também representa um risco ao usuário, tendo em vista que os produtos falsificados podem apresentar problemas, como incêndios e explosões, devido à baixa qualidade dos componentes.
No ano passado, a Polícia Federal apreendeu mais de 40 mil itens falsificados da marca, entre produtos, etiquetas e embalagens. Em 2023, o mercado da pirataria envolvendo produtos da companhia movimentou R$ 500 milhões, afetando gravemente a qualidade, segurança e confiabilidade dos produtos no mercado. Para combater esse problema, a Harman trabalha em conjunto com o governo brasileiro e outras entidades para combater a pirataria, por meio da cooperação com autoridades alfandegárias e policiais.
PIRATARIA É CRIME
“Isso afeta não apenas a nossa marca, mas todo o mercado”, conclui Kniest. “Não é sobre reservarmos o mercado apenas para nossos produtos. Gostamos de competidores, que nos fazem ficar melhores. O ruim é quando o competidor é injusto e engana a população. Isso afeta a segurança das pessoas, desrespeita a justiça tributária e social e penaliza quem investe em novas tecnologias e qualidade, canibalizando as marcas que trabalham de forma ética”. A empresa ressalta que a pirataria é um crime grave no âmbito global e que deve ser combatida de maneira enfática, devido às consequências que gera para a sociedade.
Confira essa e outras matérias imperdíveis na edição 277 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia, já disponível! Acesse gratuitamente e aproveite a leitura.