Sem perder a essência da juventude, quarto de adolescente recebe cama de casal para trazer mais comodidade

Texto: Karina Fascina
Imagens: Jomar Bragança e Rodrigo Tozzi

Quem tem adolescente em casa sabe que não é tarefa fácil organizar o quarto de forma moderna e que atenda todas as necessidades do jovem. O principal objetivo da arquitetura e decoração é retratar o modo de vida. Essa fase é sempre recheada de mudanças de hábitos, sendo, a novidade da vez, a cama de casal que chega aos quartos da garotada.

O motivo para priorizar essa novidade pode ser facilmente explicado – a cama de casal, diferente da de solteiro, possibilita mais conforto e comodidade.

Para fazer essa mudança, o principal item que deve ser levado em conta é referente à disposição da cama de casal no quarto, que depende do layout e espaço disponível no cômodo. Para tal feito, a arquiteta Estela Netto dá algumas dicas importantes: “normalmente, para dar mais conforto ao usuário, é interessante trabalhar a cama no centro do quarto. Mas, como os dormitórios estão menores, a colocação da cama encostada na parede se torna uma realidade”.

A designer de interiores Melina Mundim acrescenta que, caso o espaço permita, pode-se utilizar a cama encostada na parede, como se fosse um sofá. “Isso deixa o espaço mais livre no centro do quarto e traz a sensação de amplitude. Outra opção é desenhar uma cama de casal com bancada sob medida para o ambiente, aproveitando melhor o espaço”, explica.

Apesar da nova tendência, no entanto, nem tudo mudou nos quartos dos adolescentes. A identidade deste ambiente continua marcante. “A cama de casal é apenas um elemento que vai compor esse quarto. A estética jovem desse dormitório continua sendo trabalhada em todos os demais artefatos do espaço como papel de parede, adornos, tapete e etc”, ressalta Estela.

E, para o quarto não perder a essência dessa fase da vida, mantendo um aspecto jovem e moderno, vale apostar no mobiliário. “Painel com TV e bancada para estudos sempre são ótimas opções para um quarto contemporâneo e despojado. A cama com criados clássicos também é uma composição que sempre dá certo. Já os painéis amadeirados e de tecidos e as cadeiras de design agradam a todos os gostos. Baús podem fazer as vezes de criado e, por isso, também são bem-vindos”, finaliza Melina.

Veja Também