O arquiteto Marcos Caracho, estreante na exposição CASA COR, projetou o espaço Bar do Jardim, um ambiente simples e contemporâneo
Estreante na mostra, o arquiteto Marcos Caracho demonstra que é possível harmonizar plástica e funcionalidade, deixando em evidência a simplicidade formal e o rigor geométrico na concepção do Bar do Jardim, na Casa Cor 2017, que ocorre entre os dias 23 e maio e 23 de julho, na capital paulista. De caráter contemporâneo, o ambiente propõe ainda um novo olhar para a arquitetura do local, o Jockey Club de São Paulo.
Com uma bagagem de mais de 15 anos de atuação profissional, sendo suas principais características as soluções espaciais envolvendo tecnologias e materiais de forma contemporânea, Caracho modelou 200m² destinados ao Bar do Jardim pensando nas condições do local, as necessidades funcionais. Para adequar a sua ideia ao projeto, ele usou da geometria purista e da tecnologia industrial, principais aspectos que nortearam a concepção do espaço.
Outra marca do trabalho do arquiteto é o uso de materiais com acabamento natural, que revelam, por si, a tecnologia proveniente da indústria empregada em sua fabricação e instalação. Assim, o assoalho de madeira, as chapas dobradas de aço carbono, o brise de alumínio, as bases de concreto aparente não são elementos apenas decorativos, mas cumprem funções específicas no ambiente. A escolha dos móveis, de design italiano em tons monocromáticos, também reforça a opção pela simplicidade formal.
Atentando-se para a preservação do patrimônio arquitetônico do Jockey Club, Caracho utilizou piso de madeira de reflorestamento elevado, com estrutura independente, protegendo a integridade do piso original. O uso de estruturas auxiliares para fixação dos fechamentos e revestimentos propostos permitiu evitar perfurações e possíveis danos aos elementos existentes, tais como lajes, pilares e até mesmo as pastilhas originais do edifício.