Antes de iniciar qualquer tipo de obra é necessário realizar pesquisas e planejar bem seu orçamento

Texto: George Wootton

Foto: Divulgação

Para o proprietário, o benefício imediato é a eliminação de gastos futuros, uma vez que, ao se analisar as modificações do projeto elétrico e as alterações nas obras civis ainda na fase de concepção, tais modificações não acarretarão em custos adicionais, já que não houve a necessidade de retrabalho. Outro benefício que poucos veem é que se evita o desperdício de materiais como interruptores e dimmers, que precisarão ser trocados quando a automação for implementada. Mesmo que não se pense em fazer a automação de imediato, já se pode instalar interruptores e dimmers adequados.

Ao contratar o estudo e o planejamento, o proprietário passa a ter todas as informações do que será o seu sistema devidamente documentadas. Isto valoriza ainda mais o imóvel no momento da venda. Se um imóvel com automação tem um valor agregado, um imóvel com a automação documentada (e atualizada) é ainda mais valorizado!

E o custo? Sim, existe um custo para que o projetista faça este estudo e prepare toda a documentação. Porém, o mesmo não chega a 2% do valor da obra e é sempre menor que o custo adicional de implementação da automação “sem” o estudo. E mesmo que o proprietário contrate a automação depois da obra pronta, o fornecedor incluirá, de alguma forma, seus custos de estudo e planejamento, ainda que não entregue ao cliente esta documentação. Afinal, a implementação da automação requer esta etapa e o fornecedor que não considerar este custo ou não fará um bom serviço ou não terá planejado seus custos adequadamente.

VALORIZAÇÃO

Se o proprietário decidir contratar algum outro integrador que não o projetista, bastará mostrar a documentação e este integrador, com certeza, agradecerá pela facilidade e retirará de seus custos esta etapa do fornecimento. Portanto: se você é (ou será) proprietário de um imóvel residencial, peça ao seu arquiteto ou engenheiro que leve a automação a sério, valorizando seu investimento. Solicite um estudo, avalie os benefícios e planeje sua implementação, mesmo que seja por fases.

Se você é arquiteto ou engenheiro, mantenha-se atualizado sobre os benefícios da automação. Tenha um bom relacionamento com alguns projetistas de confiança e mostre ao seu cliente que a automação residencial é inevitável.