Audição enriquecida com o Streamer NODE X

Streamer NODE X, da Bluesound, chega com características técnicas dedicadas a melhorar a qualidade de áudio

Fundada em 2013 como empresa do grupo canadense Lenbrook, do qual também faz parte a NAD, a Bluesound logo conquistou destaque no mercado de áudio através de seus streamers e caixas acústicas ativas da linha Pulse para sistemas multiroom de nível Hi-Fi, que passaram a receber vários reviews altamente favoráveis e premiações de algumas das principais revistas e sites da imprensa especializada mundial. Uma dessas premiações foi a EISA 2021-2022, concedida ao streamer NODE na categoria Digital Music Players. A EISA, iniciais de Expert Imaging and Sound Association, é uma respeitada associação de 60 revistas e sites de 29 países conhecida pela sua premiação anual para várias categorias de produtos.

Para comemorar seu 10º aniversário de fundação, a Bluesound está lançando uma edição especial limitada do NODE, identificada como NODE X, com acabamento na cor prata e aperfeiçoamento de suas características técnicas para melhorar ainda mais sua qualidade de áudio. O primeiro desses aperfeiçoamentos foi a substituição do excelente conversor DAC por outro ainda melhor, o modelo ESS 9028Q2M, para proporcionar uma melhor definição de pequenos detalhes musicais para enriquecer ainda mais a experiência de audição. O segundo foi a inclusão de um circuito de amplificação Achromatic Audio Amplifier (THX AAA) de alto desempenho para fones de ouvido, que trouxe como benefícios uma maior extensão da faixa dinâmica e menores níveis de ruído e distorção.

RESOLUÇÃO PERFEITA

Quanto ao hardware, foram mantidas todas as características que contribuíram para tornar o NODE um imenso sucesso de vendas, com milhares de felizes e satisfeitos proprietários e junto à crítica especializada internacional, como seu belo display LED colorido de 7” feito de vidro e ativado por aproximação. Através desse display, deslizando-se o dedo sobre a barra de volume ele pode ser ajustado para mais ou para menos, o mesmo acontecendo quando tocamos nas teclas virtuais situadas nas duas extremidades dessa barra, quando o volume é ajustado em pequenos intervalos de + ou -1dB. Esse display possui ainda teclas para reprodução/pausa e seleção da faixa seguinte ou anterior e teclas para cinco presets, que podem ser determinados através do aplicativo BluOS.

Conectado a um amplificador ou receiver de nível Hi-Fi como os da NAD ou da Rotel no ambiente principal, o NODE X permite a audição, sem perdas de resolução, de serviços de streamings musicais como os da Tidal, Qobuz, Amazon Music, Deezer e Spotify. Indo mais além, ele pode ser o centro de um incrível sistema de áudio multiroom formado por caixas acústicas amplificadas da Bluesound colocadas em nada menos do que até 64 ambientes, tudo sob o comando do inteligente e intuitivo aplicativo BluOS, disponível para smartphones e tablets Android e iOS e computadores Windows e Mac.

BIBLIOTECA MUSICAL

Cada usuário do sistema pode ouvir em um determinado ambiente suas playlists, serviços de streaming e emissoras de rádio de sua preferência. Alternativamente, a mesma programação musical pode ser ouvida em todos os ambientes, inclusive com controle independente de volume e de outros parâmetros de áudio. Esse aplicativo é também capaz de organizar a biblioteca musical do usuário formada tanto por músicas obtidas via streaming quanto as gravadas em pen drives, discos rígidos ou servidores NAS conectados ao NODE X. Esse acesso fica ainda mais rápido e prático através da digitação do nome do artista, música ou álbum que se deseja ouvir, ou com o uso de comandos por voz, mediante a utilização dos aplicativos Alexa, Siri ou Google Voice.

Além de todas essas funcionalidades, o NODE X inclui Bluetooh aptX HD e AirPlay 2 de duas vias (transmissão e recepção). Inclui ainda a tomada eARC para conexão com uma TV compatível para a reprodução do som de todos os conteúdos que estão sendo vistos na tela, inclusive com o sistema de surround Dolby Atmos, através de conexão com um receiver compatível com esse sistema. Alternativamente, a tomada eARC pode ser conectada à Pulse Soundbar+ da Bluesound. Neste caso, com a inclusão de duas caixas acústicas Flex para os canais traseiros de surround e do Sub+ da Bluesound para a reprodução dos sons graves, obtém-se a formação de um envolvente, compacto e impactante sistema de home theater sem fios.

O NODE X tem distribuição no Brasil através da Som Maior e de uma rede de revendedores independentes em várias cidades do Brasil.

Essa e outras matérias interessantes estão na edição 211 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!