Personalidade e estilo à cozinha

Cada vez mais bonitas e estilosas, cozinhas deixaram de ser espaços meramente funcionais e se tornaram um destaque da casa

No passado, as cozinhas tinham uma função essencialmente prática – eram apenas o local da casa destinado à preparação do almoço e do jantar. Aos poucos, porém, elas foram sendo ressignificadas, até se tornarem um dos ambientes que mais ganham atenção nos projetos de arquitetura e decoração.

Cada vez mais incrementadas, equipadas e bonitas, as cozinhas, hoje, também são espaços de convivência. Nelas, ainda é possível exercitar o gosto pela gastronomia e a preparação de pratos saborosos (um hobby que ganha cada vez mais adeptos). E o melhor de tudo é que até uma cozinha pequena pode ser favorecida por modernas soluções de design.

A seguir, as arquitetas Carolina Danylczuk e Lisa Zimmerlin, da UNIC Arquitetura, compartilham algumas dicas com aqueles que pensam em dar uma repaginada nesse espaço, seja na hora de construir ou reformar.

Integrar é preciso

O primeiro tópico destacado pelas especialistas é a integração – segundo elas, uma tendência que veio para ficar. Para quem almeja otimizar o espaço, a derrubada de algumas paredes pode tornar esse ambiente mais fluido e acolhedor, proporcionando mais espaço para confraternizações. “Neste apartamento de 82m², optamos por integrar o segundo quarto ao living, que também foi unificado com a cozinha e a sala de jantar, ampliando a área social”, conta Carolina.

Marcenaria eclética

Outro trunfo importante para quem deseja ter um ambiente mais funcional é a uma marcenaria bem planejada. Com elementos criados exclusivamente para o projeto, é possível adicionar multifunções aos objetos. Um exemplo disso é o móvel criado para esta cozinha integrada, que, de um lado, serve como apoio para o micro-ondas e pequenos utensílios e, do outro, como um painel para a TV.

Ouse!

Esqueça aquela ideia “furada” de que cozinhas não precisam ter personalidade. Na verdade, elas podem e devem ser locais interessantes e com estilo. “Nós gostamos de apostar em elementos de destaque para garantir a personalidade de cada projeto”, afirma Lisa. Neste aparamento paulista de 48m², o painel ripado ao lado da cozinha garante a sensação de aconchego, enquanto a obra de arte da Urban Arts traz um ponto de cor ao espaço.

Paleta de cores

Pensar em uma paleta de cores mais unificada traz uma sensação de continuidade ao ambiente. Se você deseja um toque extra de charme, aposte em texturas que sigam a tonalidade escolhida. Para essa cozinha que, integrada à lavanderia, conta com 7,60m², o tijolinho de metrô branco foi escolhido para revestir a parede.