Aparelhos de ar-condicionado também podem atuar em prol da saúde das famílias.

Além de oferecer conforto térmico, novos aparelhos de ar-condicionado atuam na neutralização de vírus, bactérias e fungos

Mais conhecidos por garantir um clima mais fresquinho durante um verão ou atenuar o frio durante o inverno, os aparelhos de ar-condicionado também podem atuar em prol da saúde das famílias. Modelos que contam com tecnologias modernas e arrojadas chegam com recursos especialmente desenvolvidos para garantir às casas e apartamentos uma atmosfera mais limpa e salutar.

Como destaca Roberto Yi, presidente da Daikin no Brasil, a verdadeira qualidade do ar interior não se faz apenas por meio do controle da temperatura. “Há normas técnicas internacionais e uma legislação específica para estabelecer a qualidade do ar interno”, lembra o executivo.

Sintonizada a essa realidade, a Daikin possui um Centro de Pesquisa e Inovação que trabalha para criar aparelhos que utilizem Inteligência Artificial, pensando em alta eficiência energética, sustentabilidade e qualidade do ar interior.

TECNOLOGIA STREAMER

Recentemente, a Daikin criou a tecnologia Streamer, que consegue decompor 99% dos vírus, bactérias, fungos, pólen, poluentes do ar, e mais 60 tipos de substâncias nocivas em espaços internos. No outono e no inverno, por exemplo, as temperaturas baixas deixam o ar mais gelado e seco, e os ambientes costumam ficar fechados por mais tempo, o que aumenta a contaminação respiratória por vírus e bactérias. Já na primavera e no verão, o ar fica mais quente e úmido, o que também potencializa a propagação de substâncias contaminantes.

Assim, as mudanças de estações acabam intervindo na saúde das pessoas. Isto se revela na forma de sintomas que indicam a má qualidade do ar interno: tosse, dores de cabeça e irritação nos olhos e no nariz, entre outros. Segundo a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), os benefícios da qualidade do ar interno vão além da melhora na saúde dos usuários do espaço, incluindo o aumento da produtividade, atenção e concentração.

OUTROS SINAIS

A má qualidade do ar interno também é denunciada por outros fatores, que são elencados pelos especialistas da Daikin. Um deles é o mau cheiro. Se o ambiente apresenta, de forma persistente, cheiro de mofo, bolor ou até odores fortes de produtos de limpeza ou cigarro, é sinal de que algo está errado.

Da mesma forma, a umidade excessiva pode aumentar a sensação de calor e abafamento, gerando desconforto, além de criar mofo, o que pode causar crises respiratórias como asma, rinites e tosses. Alergias e problemas respiratórios recorrentes em pelo menos 20% dos frequentadores do local são, também, sinais de que há algo a ser melhorado na qualidade do ar interno. Ressaltando que, em espaços fechados, principalmente em escritórios e ambientes, é mais fácil a disseminação de gripes e resfriados.

CUIDADOS ADICIONAIS

A tecnologia Streamer se encarrega de garantir um ambiente seguro e saudável. “Com ela, o ar é purificado por meio da remoção/redução dos contaminantes, de modo a deixar o ar mais limpo e saudável para maior conforto e segurança. É importante, também, que lugares públicos com ambientes climatizados sigam as legislações e tenham equipamentos adequados para oferecer a melhor qualidade do ar interior”, alerta Roberto Yi.

Há algumas estratégias para melhorar as condições do ar mesmo ao longo das alterações sazonais, permitindo desfrutar de espaços saudáveis e seguros em todas as épocas do ano. Além da limpeza regular do aparelho de ar-condicionado, é preciso abrir as janelas de tempos em tempos e permitir a entrada e a circulação de ar, o que reduz o acúmulo de poluentes. Outra dica é monitorar os níveis de umidade e mantê-los em um intervalo indicado, geralmente, entre 30% e 50%, para deter o crescimento de mofo. “É preciso se preocupar com o ar que está sendo respirado, e com essas dicas em prática, os usuários conseguem manter a boa qualidade do ar em seus ambientes internos em todas as estações”, conclui o presidente da Daikin no Brasil.

Confira essa e outras matérias imperdíveis na edição 226 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e aproveite a leitura!