Projeto de decoração assinado pela arquiteta Júlia Guadix para um apartamento em São Paulo tem um apelo rústico e elegante
Por Redação Fotos Guilherme Pucci
Apostando em elementos que remetem aos hotéis prediletos de seus proprietários, a decoração deste apartamento em São Paulo (SP) possui um autêntico “clima de férias”. Com um apelo rústico e chique, o projeto é assinado pela arquiteta Júlia Guadix, da Liv’n Arquitetura. Apaixonados por destinos do Brasil e do mundo, os futuros moradores do apartamento (de 186m²) compartilharam com a arquiteta duas experiências de hospedagem marcantes: o Hotel São Lourenço do Barrocal, localizado na região do Alentejo, em Portugal, e o Vila d’Este, em Búzios, região dos Lagos do Rio de Janeiro.
“Ao imergir por esses destinos, detectei que ambos nos remetem para uma atmosfera leve, com predomínio do branco e a utilização de materiais naturais”, afirma Júlia. Após definir o briefing do projeto, a arquiteta fez um estudo da planta do imóvel, para verificar a estrutura existente.
Em vista da marcenaria já presente nos quartos e na cozinha, bem como o piso de madeira em tacão de cumaru (instalado nas dependências social e íntima), a arquiteta trabalhou com uma paleta neutra e materiais naturais e despojados. No projeto, ganharam destaque peças como tapetes de fibras naturais, pufes de couro, sofá de linho, vasos de terracota, cesto de sisal e muitas espécies de plantas.
Integração e estilo
Não havia muito tempo disponível para a elaboração do projeto, já que os moradores pretendiam se mudar logo para o apartamento. Portanto, o trabalho teve que ser concluído em três meses. Entre outras mudanças estruturais feitas da residência, foi providenciada a inversão da abertura da porta de entrada social. Antes posicionada para o corredor de acesso aos dormitórios, o projeto trouxe a abertura para a sala de estar. Buscando a integração visual e a amplitude, a arquiteta eliminou a parede que dividia sala e varanda.
Também foram feitas mudanças na área de serviço, onde foram alteradas as posições do tanque e da máquina de lavar. Este ambiente ainda ganhou uma bancada de granito, para o melhor aproveitamento do espaço, e uma marcenaria própria para o acondicionamento de artigos de limpeza. “Muitas vezes esquecida ou deixada em segundo plano, a lavanderia precisa ser bem organizada e propiciar excelentes condições de utilização no dia a dia”, diz a arquiteta. O forro de gesso original também foi retirado, para que os cômodos ficassem mais clean e o pé-direito fosse ampliado.
O antigo revestimento 3D da parede da sala de estar deu lugar a tijolinhos brancos, que prevalecem em todo o ambiente. Este espaço também foi contemplado com uma mesa redonda Saarinem, com tampo em mármore Carrara. Para a varanda (com fechamento completo em vidro), a inspiração foi transpor ares de casa antiga e aquelas entradas deliciosas de fazendas e hotéis. Para o piso, o revestimento terracota (Lepri Cerâmicas) remonta à memória afetiva cultivada pelos moradores após a hospedagem no hotel português que arrebatou seus corações.
Uma vez que a sala de estar se conecta com a sala de jantar, a decoração se encarregou de demarcar a proposta trazida por Júlia para cada ambiente. Em uma das pontas, a TV é acompanhada pelo rack (que mantém fora de vista todos os equipamentos eletrônicos). O mobiliário é composto por um sofá com tecido cinza e de linho, com quatro posições, além de duas cadeiras de balanço Charles Eames, pufes de couro e uma mesa de centro Noguchi.
No lavabo, o antigo papel de parede foi descartado, mas a arquiteta manteve uma bancada em Travertino Nero (incrementada com uma nova cuba de apoio e torneira). A janela ganhou uma marcenaria de madeira ripada e um armário que comporta refis e sabonetes líquidos. O toque final na concepção deste ambiente foi uma iluminação com fitas de LED, dispostas na parte inferior e superior da marcenaria.
Boas ideias
Para que o casal pudesse fazer seus churrascos em casa, foi providenciada uma churrasqueira portátil (a saída encontrada por Júlia diante da ausência de infraestrutura do prédio para a construção de uma churrasqueira tradicional). Para absorver a gordura e reduzir os odores durante o preparo, o armário superior conta com um depurador. Uma das portas ripadas do armário inferior é, na verdade, um carrinho concebido para ser movido facilmente e encaixar a churrasqueira em seu lugar.
“Produzir o armário nesse formato foi uma alternativa para os momentos que meus clientes utilizam a churrasqueira grande,chu que comporta exatamente esse espaço. Depois é só colocá-lo novamente no lugar,” relata a arquiteta.
Ainda que preservando o revestimento original entregue pela construtora, a arquiteta renovou a cozinha e a área de serviço por meio do uso do porcelanato, que remete ao cimento queimado. A reforma deu nova vida à bancada de granito preto São Gabriel, que contava com irregularidades que comprometiam sua aparência. A cuba dupla, que estava desgastada por anos de uso, foi substituída, e o granito foi restaurado e polido.
No dormitório, o projeto alterou a marcenaria dos armários e providenciou uma sapateira e um aparador. A iluminação aconchegante é proporcionada por uma luminária que rebate a luz no teto, além de luminárias de leitura posicionadas na mesinha lateral e um abajur de piso, que produz uma luz intimista.