Atualmente, o projeto que faz parte da iniciação científica do aluno está em fase de testes
Ian dos Reis, aluno do curso de “Tech”, da ESPM, criou um projeto inovador, ao unir uma pulseira (myo), que, normalmente é utilizada em jogos para transmitir apresentações de Power Point, para criar um braço mecânico em 3d. Devido a isso, pode-se se dizer que o projeto é uma união da tecnologia de IOT, à impressão em 3d.
Ao colocar a pulseira no braço, ela consegue captar os impulsos elétricos que são emitidos pelos músculos e enviar os sinais para os transmissores instalados no braço mecânico. O projeto, que está em fase final e deve ser concluído em 3 meses, agora caminha para a etapa de engenharia, onde estão sendo incluídos os mecanismos de engrenagem no braço mecânico.
“Nosso aluno inova ao aproveitar uma tecnologia IoT já existente, porém para outras finalidades. O Ian desenvolveu uma nova destinação para a pulseira, aproveitando também a possibilidade de imprimir o braço na impressora 3D. Estamos muito felizes, pois os testes estão dando certo”, comemora Rodrigo Tafner, coordenador do curso Tech.
O coordenador ainda complementa explicando que a fase mais difícil já foi ultrapassada, por isso, estão otimistas com os testes finais. “Como a fase mais difícil pode ser comprovada, que era essa primeira etapa da leitura dos impulsos elétricos pela pulseira myo, acreditamos no sucesso do projeto”, finaliza Tafner.