Casa Conectada LG

Equipada com produtos da marca integrados por meio de inteligência artificial ThinQ, Casa Conectada LG foi um deleite para os olhos

Por Eduardo Torelli Fotos Marcelo Magnani

Com projeto assinado pela Suíte Arquitetos e paisagismo de Bia Abreu, a Casa Conectada LG, da mostra Janelas CASACOR, mostrou ao público uma era mais moderna e integrada. Além de elegante, o espaço (instalado em um container na Praça Cidade de Milão, no bairro de Vila Nova Conceição, em São Paulo), foi um exemplo de como a tecnologia pode tornar nossas vidas mais confortáveis e proveitosas. O ambiente contou com equipamentos da LG (incluindo televisor, ar-condicionado, geladeira e forno micro-ondas) conectados por meio de Inteligência artificial ThinQ.

A Smart TV LG 65″ 4K OLED HDR (modelo 65GX) foi a grande estrela do espaço, uma vez que, além da alta qualidade de imagem e som, funcionou como uma central de comando da casa. E mais: o produto se integra facilmente a qualquer projeto de decoração de bom gosto, já que parece um quadro exposto na parede quando não está em uso. Entregando  mais de 8 milhões de pixels que se autoiluminam, o modelo tem tudo aquilo que pessoa realmente exigente busca em uma TV

Hub de controle

“A TV consegue conversar com todos os produtos da casa que tenham algum protocolo de Internet das Coisas”, diz Pedro Valery, gerente de produtos da LG do Brasil. “Em nosso país, a LG foi a primeira empresa a apostar em televisores compatíveis com a IoT. Queremos transformar a TV no hub de controle da casa”.

Para facilitar ainda mais a vida de todos, o modelo possui controle de voz – ou seja, é possível comandar os equipamentos conectados à TV sem manusear o controle-remoto. Além do protocolo de IoT da LG (o ThinQ), o televisor traz embarcado o OCF (Open Connectivity Foundation)  e tem Google Assistente e Amazon Alexa integrados.

Por meio de sua linha de televisores, a LG tem contribuído para popularizar o conceito de automação no Brasil. E isso tem sido feito de forma muito democrática, já que mesmo produtos de preços mais acessíveis oferecem recursos de conectividade, permitindo a todos degustar o admirável mundo da IoT e, aos poucos, expandir sua utilização.

“Os brasileiros estão percebendo o quanto esses produtos podem agregar às suas vidas”, acrescenta Valery. “Imagino que, em um futuro próximo, acharemos até estranho quando um equipamento não possuir essa tecnologia”.

Para uma experiência sonora ainda mais imersiva, a Casa Conectada LG contou com a caixa de som portátil LG XBOOM GO PL7 (com tecnologia Meridian, sound boost, bateria com até 24 horas de duração, iluminação multicolorida e comando de voz pelo Google Assistente) e a Soundbar LG GX (que, além de alto desempenho, possui um design elegante, com apenas 1,2cm de espessura).

E as horas de trabalho se tornam mais produtivas com o notebook LG Gram 15,6″, que pesa apenas 1.095g. O equipamento possui Windows 10 Home, bateria com até 19 horas de duração (72Wh), oitava geração dos processadores Intel Core i7 e sensor de impressão digital.

A alta tecnologia da LG também garantiu que a temperatura fosse sempre agradável, tarefa delegada ao ar-condicionado Multi LG Artcool Gallery. Trata-se de um ar-condicionado em formato de obra de arte, que oferece um novo conceito de fluxo de ar tridimensional.

O sistema Multi Inverter LG permite conectar até cinco unidades internas a apenas uma unidade externa (o que é ideal para apartamentos ou casas com limitações de espaço). O projeto da Casa Conectada LG utilizou este sistema, conectando o Split Artcool e o Artcool Gallery em apenas uma unidade externa, otimizando o espaço do container.

Tecnologia em toda parte

Outro produto inteligente encontrado na Casa Conectada é a geladeira Smart LG Side by Side Inverter. Entre outros diferenciais, o modelo traz a tecnologia Instaview Door-in-Door (por meio dela, é possível ver o que há dentro do eletrodoméstico sem precisar abrir a porta, o que reduz a perda de ar frio e ajuda a manter os alimentos fresquinhos por mais tempo). Além disso, o exclusivo filtro Hygiene Fresh assegura que os alimentos sejam refrigerados de forma eficaz e livres de germes e bactérias.

Já o forno elétrico de embutir LG Studio 133L, por meio de seu avançado sistema de convecção, garante perfeição em todos os tipos de cozimento. O revestimento EasyClean facilita a higienização e a limpeza pirolítica elimina a sujeira, ajudando a manter a beleza interna da cor azul brilhante.

Igualmente cheio de recursos, o micro-ondas LG Studio Solo 54L aquece os alimentos de maneira uniforme (um sensor de cozimento detecta a umidade e ajusta automaticamente o tempo de aquecimento e a potência). Após o preparo, o revestimento interno EasyClean facilita a limpeza do eletrodoméstico, pois evita que respingos de gordura e comida penetrem nas paredes do micro-ondas.

Os momentos gastronômicos ganham uma eficiência adicional com o Cooktop Inox a gás LG Studio de cinco bocas, que oferece recursos como a chama Ultraheat, com potência semiprofissional, que acelera o tempo de cozimento e finaliza pratos com perfeição.

Sem esquecer o smartphone LG Velvet, com um design apaixonante, tela P-OLED de 6,8″, câmera Inteligente de 48MP, bateria de 4.300mAh e resistência com Estilo Cores: aurora gray, aurora white e ilusion sunset

Um futuro melhor

Conceitualmente, a Casa Conectada LG refletiu os tempos em que vivemos, no qual a sociedade parece mirar um futuro que assegure o equilíbrio de oportunidades e a igualdade de direitos. O ambiente foi decorado com os lançamentos da Suíte Design, que incluem o sofá Friso e as poltronas Trama e Céu.

Além do mobiliário idealizado pelo escritório, o estilo marcante do espaço estava relacionado a outros elementos cheios de personalidade, como as obras de artes e peças decorativas criadas por artistas e designers que representam e apoiam causas relevantes para a evolução da sociedade.

Um detalhe interessante é que, durante o período da mostra Janelas CASACOR, o lucro obtido com a comercialização das peças Suite Design (vendidas na Líder Interiores) será destinado à ONG IKMR, que oferece suporte as crianças refugiadas no Brasil. Já as plantas que integravam o projeto paisagístico da Casa Conectada permanecerão na Praça Cidade de Milão.

Essa e outras matérias interessantes estão na edição 181 da revista Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Entre no link e confira tudo!