A Agência Internacional de Energia (AIE) e o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) ressaltam que é relevante as edificações estarem voltadas a economia de energia e muito mais
Os vidros com certificações de sustentabilidade – como o GBC Brasil Casa (concedido pelo Greenbuilding Council Brasil) e o Selo Procel Edificações -, podem proporcionar proteção solar nas residências brasileiras e são instalados em janelas, portas e fachadas. Com isso, garantem bem-estar devido a redução de entrada de calor sem bloquear a luz, sendo essenciais em projetos que buscam selos verdes por ter uma pontuação especial. Eles geram maior aproveitamento da luminosidade, reduzindo o consumo do ar-condicionado e de luz artificial em até 30%.
Para constatar essa aplicação um case interessante é a Casa Onda, localizada na cidade de Castro, no Paraná (PR). Ela tem como conceito um projeto arquitetônico com consciência sustentável em todas as suas fases de construção. Para começar, o nome foi escolhido devido a seu telhado curvo que remete a uma onda, resultando em um formato orgânico que busca maior interação com o meio ambiente.
Para saber mais sobre esse exemplo e muitos outros assuntos, através de matérias super interessantes e completas, assine já a Revista Áudio e Vídeo- Design e Tecnologia, clicando aqui.