O uso do aparelho de ar-condicionado junto ao umidificador garante melhor qualidade para o ar interno em ambientes fechados nos dias de baixa umidade relativa
A Qualindoor – Departamento de Qualidade do Ar Interno da Abrava – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento- soltou um comunicado em que alerta sobre a importância do uso de ar-condicionado em dias de clima seco.
Para se ter uma ideia, de acordo com previsão metereológica da Climatempo, em alguns dias da última semana, a umidade do ar foi inferior a 20%. Em situações como essa, a baixa relativa é prejudicial à saúde, gerando desconfortos relacionados às vias respiratórias.
Devido isso, o alerta que visa chamar a atenção e orientar que para garantir uma melhor qualidade do ar em ambientes fechados neste período, como ação de emergência, o uso do aparelho de ar-condicionado deve ser utilizado junto a um umidificador de ar, junto a outros cuidados que devem ser tomados por precaução como a manutenção do aparelho e o uso de água filtrada nos equipamentos.
“Um sistema de ar-condicionado é um grande aliado da boa qualidade do ar. Nessa época de clima seco, os ambientes internos podem ter uma umidade relativa do ar adequada, utilizando sistema de umidificação juntamente com o sistema de ar condicionado central. Importante ressaltar que a qualidade da água utilizada no processo de umidificação deve ser tratada e monitorada”, explica o engenheiro Leonardo Cozac, membro do Qualindoor.
Vale ressaltar ainda que, o alerta é super importante, pois, sgundo dados da Organização Mundial da Saúde, é recomendado que o nível de umidade mínimo para o conforto e saúde humana fique em torno dos 60%. E, neste período, a população vive uma das piores secas das últimas décadas, refletindo na qualidade do ar que se respira no dia a dia. A seca causada pela baixa úmida relativa do ar é prejudicial à saúde, pois ressecam as mucosas respiratórias, barreiras de defesa naturais do corpo humano, provocando alergias, irritações, tosses e até sangramento.
Para mais informações, acesse o site oficial da Abrava clicando aqui.