Na hora de decorar o quarto é essencial pensar no conforto e relaxamento que o cômodo deve proporcionar aos moradores
Fotos: Rodrigo Tozzi
O quarto é o cômodo da casa onde muitas pessoas passam a maior parte do tempo. Principalmente depois de um dia estressante, é lá onde vamos para recarregar as nossas energias. Por essas e outras que os projetos para essa parte da casa, tentam de todas as maneiras serem acolhedores. Mas para que as pessoas se sintam realmente à vontade nesse ambiente é necessário ser criterioso com a decoração. Ela faz toda a diferença para criar um clima intimista e relaxante.
Um exemplo são os ambientes criados pela designer de interiores Melina Mundim. Em seus projetos, ela busca captar tudo que é necessário para criar um quarto que ultrapassa o conceito de conforto e faz as pessoas se sentirem abraçadas. Um dos recursos destacados por ela diz respeito a iluminação do local. “Um dos principais requisitos é a iluminação. De preferência a indireta com arandelas, abajures e sancas. Não é necessária iluminação geral no quarto, nem de muita iluminação. A luz deve sempre ser amarela”.
Outro detalhe, de grande importância, que ajuda a tornar o quarto mais confortável é a decoração. Para deixar uma sensação acolhedora, a designer indica usar papel de parede ou revestimentos. Uma cama fofa e confortável, é um ponto importante para tornar o ambiente convidativo para o descanso. As cortinas com bastante tecido e que diminuem o quanto de luminosidade entra no cômodo, também devem ser fatos observados na hora de compor um design voltado para o conforto.
A profissional destaca que quartos multiuso desfavorecem o descanso, mas esclarece que o perfil do morador é quem vai determinar o tipo ideal de projeto. “Eu gosto de criar ambientes com sentimento. Tenho a preocupação de como o espaço vai ser utilizado, se estará agradável para a convivência familiar. Gosto muito de casa com história, com lembrança” completa Melina.