Pessoas mal-intencionadas podem desativar o aparelho por um período de tempo
Texto: Guilherme Bomfim
Foto: Site da Nest
Ter uma câmera de segurança em casa, atualmente, vem tornando-se cada vez mais comum. A possibilidade de visualizar as imagens em qualquer lugar, nos deixa mais seguros durante o dia a dia. Entretanto, a linha de câmeras da Nest, empresa adquirida pela Google em 2014, vêm enfrentando um problema grave de segurança.
O especialista em segurança de computadores Jason Doyle, foi quem descobriu o problema. De acordo com ele esse problema atinge a Dropcam, Dropcam Pro, Nest Cam Indoor e a Nest Cam Outdoor. Sua experiência e testes (em inglês) podem ser vistos no GitHub.
Durante os testes de segurança, Doyle conseguiu desabilitar as câmeras de maneira muito simples e manteve elas desligadas por mais de 60 segundos. Para forçar o desligamento, basta forçar o buffer além da sua capacidade. Algo muito conhecido e que não deveria acontecer. Para fazer isso ele mandou excesso de informação para a câmera, como uma senha muito maior do que a que o aparelho suporta.
A Nest já está trabalhando em uma atualização para concertar esse problema, mas até isso ocorrer, qualquer pessoa pode se aproveitar da falha. Dessa maneira invasões de estabelecimentos que possuem esses modelos de câmera podem ocorrer, sem que os ladrões sejam identificados.