HOME THEATER: UM ACONCHEGO SÓ!

0

Integrado, bonito e divertido, apartamento na zona sul de São Paulo (SP) é “top” em tecnologia e estilo

Texto: Eduardo Torelli
Imagens: Hamilton Penna

A tecnologia está transformando a convivência familiar – e para melhor. Se, por um lado, a tendência de pais e filhos se conversarem mais por meio das redes sociais do que pessoalmente arrepia os cabelos dos sociólogos, é inegável que passar um tempo em casa, curtindo a companhia dos familiares, nunca foi tão divertido. Cortesia de novas soluções de áudio, vídeo e automação que turbinaram a rotina doméstica e facilitaram nossas vidas.

Veja, por exemplo, este elegante apartamento na zona sul de São Paulo, onde há nada menos que três ambientes ideais para curtir esses momentos: um home theater principal, uma varanda com recursos de som e imagem e um Family Room superequipado. Trabalhando em fina sintonia com a designer de interiores Paula Bassini, a Pix Solution incrementou estes espaços com soluções A/V e de automação que garantem a diversão e a comodidade.

Soluções inteligentes

“A exemplo de outros projetos que já elaboramos, este se originou a partir de uma indicação, o que é sempre bom, por comprovar que nosso trabalho é sério”, diz Alex dos Santos, proprietário da Pix Solutions. “Observamos os detalhes desde o início e implementamos o projeto de modo a comportar tranquilamente futuros upgrades. Se você tem uma raiz bem-construída e bem-dimensionada, ela se adapta facilmente às mudanças de equipamentos e de logística que possam surgir.”

A princípio, o cliente não tinha ideia do que era ou não possível fazer em termos de soluções de áudio, vídeo e automação. Sabia apenas que queria um home theater, som e imagem em outros ambientes da casa e um projeto de automação. Acima de tudo, ele queria algo “bom”, mas que não custasse um preço astronômico.

“A sala era muito grande e uma determinação para o apartamento é que a estética deveria prevalecer”, recorda Alex. “Para entregar um sistema eficiente e não contrariar esta diretriz, utilizei soluções como caixas motorizadas na frente, que me asseguraram maior rendimento em termos de som, mas sem que o projeto A/V deixasse de dialogar com a decoração. Toda a parte de áudio e vídeo foi pensada em concordância com os layouts dos ambientes. A tecnologia pode colaborar com o design de interiores se o instalador e o designer se entendam e trabalhem em harmonia.”

Diversão

Neste projeto, as “cerejas do bolo” são o home theater principal e a varanda. O primeiro ambiente já é compatível com o padrão 3D (atualmente, o “suprassumo” do entretenimento) e o segundo, com a alta definição (cortesia de um receiver capacitado a gerar uma Zona 2 em 1080p). “Os proprietários gostam de mostrar fotos de viagens aos amigos e familiares em festas e reuniões que promovem em casa. Assim, adotamos um media Center Apple TV, que se tornou o recurso mais utilizado do sistema”, diz Alex.

O home theater ainda foi equipado com uma TV Sony de 65” e com um Blu-ray player da Pioneer (por ser um ambiente com muito claridade e onde predominam os tons brancos, descartou-se o uso de um sistema de projeção). Já a varanda ganhou quatro caixas de som embutidas e um televisor da LG. Há, também, o Family Room, com um sistema 5.1, TV de 55”, Blu-ray player, videogame e Apple TV.

“A automação foi utilizada para controlar a iluminação e o áudio e vídeo da propriedade”, prossegue Alex. “Começamos pelo living e a expandimos para o terraço, o Family Room e outras áreas da propriedade.” Embora o controle possa ser feito de forma automatizada e por iPad, Alex não abriu mão dos bons e velhos interruptores, considerando que nem todas as pessoas (inclusive alguns parentes e amigos dos proprietários) são familiarizadas com o conceito de automação.

“Sou partidário da ideia de que a automação deve facilitar a vida das pessoas, não complicá-la – assim, costumo programar, no máximo, seis cenas de luz específicas”, pontua o técnico. “Aqui, as cenas criadas foram: Festa, Jantar, Filme, Romântica, Decoração e Master (esta, com todas as luzes acesas).”

Para a suíte, a Pix Solutions providenciou um sistema estéreo, além de duas caixas embutidas e uma TV de 22” no banheiro (por sua vez, sustentada por um braço articulado, o que confere mobilidade ao equipamento e permite mais de um ângulo de visão. “Gosto de levar imagem e som para o banheiro”, conclui Alex. “Especialmente para um paulistano típico, isto é um must!”

Estilo “clean”

O design de interiores elaborado por Paula Bassini tem um estilo contemporâneo e “limpo”, combinando elementos clássicos e atemporais. “Criei ambientes sofisticados, neutros e aconchegantes, com poucos – mas selecionados – objetos, sempre mantendo uma atmosfera clean”, diz Paula. “No projeto de áudio e vídeo, os equipamentos são aparentes – porém, sutilmente disfarçados. A escolha de um subwoofer branco laqueado e das caixas retrateis reflete esta escolha.”

O móvel do ambiente principal foi desenhado pela designer e faz uma feliz combinação com a estrutura de vidro Diamond Guard (de 19 mm) que circunda o nicho dos equipamentos. No home theater e na varanda foram utilizados móveis da Micasa, Artefacto, Brentwood, Breton e Diagonale. Os quadros da sala principal são da Arte Aplicada. Para preservar a luminosidade natural do ambiente, recorreu-se a persianas romanas da Luxaflex.

“Nos orientamos por uma base de tons neutros, como o preto, o cinza e o off-white, adicionando cores ao layout por meio de objetos decorativos e flores”, prossegue Paula. “Assim, é possível mudar as cores da decoração simplesmente trocando as flores e os objetos, para que o visual não se torne cansativo. Já o terraço foi pensado para ser uma continuação da sala – logo, os móveis seguem o mesmo estilo. Porém, demos um ar mais rústico à área da churrasqueira, por ser um ambiente descontraído. Para isso, recorremos à madeira de demolição e a um deque de madeira no piso.”

Integração e conforto

A integração foi outra diretriz seguida pela designer na concepção dos espaços. Esta norma pautou até o layout do Family Room, que reúne brinquedoteca, sala de TV com videogame e sistema A/V. “Ao lado, ainda há uma sala de almoço que pode se transformar em uma cozinha gourmet”, observa Paula.

Mas o destaque da decoração, segundo a própria autora, são peças muito especiais, como o lustre e o banco à Luís XV (estofado com tecido branco), que fazem uma grande diferença. “Eles oferecem um contraponto à modernidade do restante do projeto”, conclui Paula. “Também vale ressaltar a mistura de materiais, incluindo couro, espelho e seda (papel de parede), o que proporciona uma sensação de aconchego à residência.”