Arquiteta Rosangela Pena recebeu a incumbência de renovar o visual d0 apartamento.

Apartamento de 204m² é renovado em projeto apaixonante da arquiteta Rosangela Pena

Fotos Sidney Doll

Quando recebeu a incumbência de renovar o visual deste apartamento com área de 204m², a arquiteta Rosangela Pena, à frente do escritório que leva seu nome, recorreu à toda a sua expertise e bom gosto para atender os desejos dos proprietários (um casal com dois filhos) e alinhar a moradia aos padrões dos lares contemporâneos.

Neste trabalho, a boa interação com os clientes contribui para o belo resultado final do projeto. “Estabelecemos uma relação de tamanha sintonia com os proprietários que, tempos depois de entregar o imóvel deles em São Paulo, fomos convidados para realizar a reforma do sítio localizado no interior de São Paulo”, recorda a arquiteta. “Essa confiança é muito gratificante”.

RLF

ÁREA SOCIAL E COZINHA

Os encantos do apartamento se revelam aos visitantes já no hall de entrada, que é, ao mesmo tempo, elegante e funcional. Aqui, Rosangela instalou um espelho em formato de meia lua, que propicia não apenas a reflexão visual, mas, também, a sensação de amplitude. Além disso, esta área ganhou um banco estrategicamente posicionado para que os proprietários calcem e descalcem os sapatos.

As soluções criativas e sofisticadas da arquiteta também deram um toque especial e moderno à área social. Dividida em três partes, a sala de estar se destaca pela combinação da madeira com elementos em tons terrosos e acabamentos em verde menta. Nas costas do sofá (voltado para o lado da TV), poltronas confortáveis convidam a um bate-papo ou à degustação de bebidas. Ao fundo, uma mesa de jantar com tampo em laca tem capacidade para acomodar oito pessoas.

No ambiente de estar, um charmoso sofá em “L” proporciona todo o conforto necessário para a família se reunir e assistir a um bom filme ou série de TV. Rosangela lançou mão de revestimentos de madeira na parede para imprimir ao espaço uma atmosfera leva e convidativa, ao mesmo tempo, escondendo as portas mimetizadas. “Na parede com MDF ripado, está o acesso ao lavabo”, revela a autora do projeto.

A cozinha segue a orientação moderna dos demais ambientes, ostentando um visual arrojado e agradável. Funcional, a ilha central, em lâmina ultra compacta, conta com cooktop e coifa. Segundo a arquiteta, esse espaço é a expressão da harmonia entre estética e utilidade. “Planejamos uma riqueza de detalhes, como a cuba dupla e a discrição da lixeira e o escorredor de pratos embutidos”, acrecenta Rosangela. Separada do espaço gourmet apenas por uma esquadria de vidro, um ambiente se complementa ao outro.

Com a bancada executada com lâmina ultra compacta, os moradores contam com a tranquilidade da resistência ao calor e durabilidade contra riscos e manchas. Os churrascos, por sua vez, são garantidos por um equipamento a gás.

RLF

DORMITÓRIOS E ÁREA GOURMET

Avançando para a área íntima da propriedade, chega-se à suíte do casal e aos quartos dos filhos. O dormitório do casal ganhou uma paleta de cores sóbria e soluções como a porta de correr para o acesso dos moradores e que tem, na mesma sequência, o ripado que recebeu a TV e uma bancada suspensa para a penteadeira. Destaque, ainda, para as alças de couro que sustentam a prateleira que fica acima da TV.

No quarto do filho, uma prateleira em forma de pista de corrida acompanha a geometria da cabeceira proposta pela arquiteta. A marcenaria deu vida ao closet, espaços de armazenamento, prateleiras e um ambiente para os estudos. A madeira também é protagonista no projeto do quarto da filha. No teto, um painel curvo oferece iluminação por perfis de LED e harmoniza-se com uma bancada de estudos e penteadeira. Segundo Rosangela, a cabeceira de ferro exprime a essência romântica da filha, que está chegando à adolescência.

A exemplo de muitos projetos contemporâneos, este apartamento também ganhou uma área gourmet caprichada. Devido à área privilegiada da propriedade, Rosangela distribuiu a varanda, separada do living apenas por uma esquadria de vidro, em duas interfaces: ao lado do estar e do gourmet. “Um dos pedidos era a iluminação natural na sala”, conclui a arquiteta. “Assim, optamos pela instalação de uma esquadria de metal com portas de vidro”.