ChatGPT Perguntas e Respostas

Criado pela OpenAI, o ChatGPT é um modelo de linguagem de IA que busca responder a perguntas com respostas semelhantes às humanas

Por Roberto Blatt Fotos Shutterstock.com

Redes de arquitetura neurais são um ramo da inteligência artificial (AI, ou IA, na sigla em inglês) que ensina computadores a trabalhar os dados da forma como o cérebro humano o faz. GPT, ou Generative Pretrained Transformer, é uma arquitetura baseada em rede neural, desenvolvida pela OpenAI, uma empresa cofundada por Elon Musk, e que é muito utilizada em várias aplicações, como chatbots, geração de texto e tradução automática, entre outras.

CHATGPT POR CHATGPT

“ChatGPT foi criado pela OpenAI, uma organização de pesquisa de inteligência artificial sem fins lucrativos. A OpenAI foi fundada em 2015 por Elon Musk, Sam Altman, Greg Brockman, Ilya Sutskever, Wojciech Zaremba e John Schulman, com o objetivo de promover e desenvolver inteligência artificial de forma segura e responsável. Desde então, a OpenAI tem sido uma das principais organizações na vanguarda do desenvolvimento da inteligência artificial e tem criado modelos de linguagem de ponta, como o ChatGPT.”

O texto acima foi criado utilizando o próprio GPT. E, se pedirmos para ele recriar a resposta, ele fará pequenas alterações ao longo de todo o texto, mas irá preservar sua essência.

APRENDENDO DO ZERO?

O ChatGPT é um modelo de linguagem de inteligência artificial que, utilizando uma rede neural treinada em uma base massiva de dados, procura responder a perguntas quaisquer gerando respostas semelhantes às humanas para uma diversidade de assuntos. Esse tipo de interação o torna adequado para atividades como atendimento ao cliente, criação de conteúdo e geração de conversas. As respostas são (ou tentam ser) coerentes e contextualmente encaixadas à demanda feita, além de informativas e envolventes.

O treinamento de grandes modelos de linguagem, como o ChatGPT requereu capacidade computacional intensiva… e tempo. O modelo foi treinado com milhões de exemplos de texto disponíveis na internet, tais como: notícias, artigos, conversas, e-mails e textos literários, entre outros. Com isso, ele foi aprendendo as regras e padrões da língua natural e pôde desenvolver a capacidade de gerar texto coerente e apropriado ao contexto da pergunta.

Além disso, o modelo foi treinado para prever a palavra seguinte em uma frase ou responder a uma pergunta e ir aprimorando sua capacidade de compreender e gerar texto…

CAPACIDADES… E LIMITAÇÕES

Embora o ChatGPT seja capaz de gerar texto de alta qualidade, ele tem suas imperfeições e, às vezes, pode produzir respostas incorretas, inapropriadas ou até sem sentido. Além disso, como foi treinado com dados da Internet, ocasionalmente pode refletir vieses ou incorreções presentes nos dados de treinamento. O próprio site do ChatGPT (https://chat.openai.com/chat) traz seus pontos positivos e alguns alertas. A plataforma lembra o que o usuário disse anteriormente na conversa, permite que este forneça correções de acompanhamento e foi treinada para recusar pedidos inapropriados.

Porém, tem conhecimento limitado do mundo e eventos após 2021 e ocasionalmente pode gerar informações incorretas, assim como produzir instruções prejudiciais ou conteúdo tendencioso…

Confira a matéria completa na edição 202 da Áudio e Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse a revista gratuitamente e boa leitura!