Arquiteta Karina Korn destaca a importância da personalização no planejamento das áreas gourmet
Fotos Eduardo Pozella e Celina Germer
Um bom projeto de arquitetura de interiores não prima apenas pela beleza – a funcionalidade também é uma característica desejável, especialmente em locais da casa que envolvam algum tipo de atividade prática. É o caso das áreas gourmet, tão valorizadas hoje em dia, e para as quais a arquitetura pode propor soluções muito interessantes.
Ideal para receber amigos e curtir bons momentos, esses espaços, quando bem idealizados, atendem a diferentes finalidades: desde um descontraído churrasco no fim de semana a um jantar mais requintado. O segmento imobiliário, ciente da alta demanda por áreas gourmet, vem oferecendo imóveis com espaços que permitem a instalação de churrasqueiras e fornos de pizza, bem como acessórios como chapeiras (para a preparação de sanduíches), chopeiras e adegas.
DA IDEIA À REALIZAÇÃO
Entretanto, sem um bom planejamento, essa área do imóvel não poderá entregar tudo o que os moradores esperam dela. É por isso que os conhecimentos de profissionais experientes fazem toda a diferença para a concretização desse ideal.
“Na hora de estudar a viabilidade do layout, é primordial conhecer os sonhos do morador”, explica a arquiteta Karina Korn, à frente do escritório que leva o seu nome. “Assim, além de inserir os elementos que atenderão às suas expectativas, analisamos a estrutura que será necessária para que tudo se torne realidade”.
Ainda segundo Karina, em tempos de pandemia, o desejo de poder fazer um uso mais prazeroso da casa está em alta entre os clientes. Mas essa nova maneira de enxergar o lar deverá prevalecer mesmo após superarmos esse momento difícil. “O desejo de ter um lar, com tudo o que se tem direito, incluindo a área gourmet, será perene” acredita a arquiteta.
“VISÃO ANALÍTICA”
O primeiro item a ser observado na hora de planejar uma área gourmet é a configuração física do espaço. Seja na parte externa de uma casa ou na varanda de um apartamento, as dimensões e a localização permitem que os profissionais de arquitetura conciliem o briefing compartilhado pelo morador dentro da realidade vigente. Assim, o conceito “sob medida” é aplicado tanto em grandes espaços como em outros com metragem mais modesta.
Segundo a arquiteta, essa visão analítica permite chegar a um consenso sobre o que, de fato, comportará no local, de modo que se possa fazer um bom uso do espaço, inclusive no que se refere à capacidade de circulação no ambiente. “Podemos optar pelo melhor tipo de churrasqueira e cuidar de detalhes que deixam o estar na varanda muito prazeroso”, complementa Karina.
Entre os aspectos que merecem atenção em um desses projetos está a altura da bancada, um fator que tornar o trabalho do “chef” da casa mais produtivo e agradável. A área também precisa proporcionar acolhimento, o que pode ser feito por meio de mesas de apoio, banquetas altas, sofás ou bancos que serão utilizados na hora das refeições. “Quem não se sente feliz em sentar-se na varanda gourmet depois de um dia cansativo para apreciar um vinho? Mesmo que o morador não vá para a churrasqueira, a possibilidade de desfrutar a ambiência dentro de sua casa já vale muito a pena”, afirma Karina.
CHURRASQUEIRA OU FORNO DE PIZZA?
Outro tópico a ser considerado é se o espaço contará com churrasqueira, forno de pizza ou os dois elementos. Quem decide isso é o próprio cliente, a partir de suas preferências ou necessidades individuais.
No caso desses itens, a opção por modelos tradicionais (alimentados por lenha ou carvão) ou alternativas mais modernas (que funcionam a base de gás ou energia elétrica) dependerá das características do próprio imóvel. Em apartamentos, por exemplo, é importante aferir se há saídas para exaustão, assim como se certificar de que o modelo escolhido é compatível com as regras do condomínio.
“O respeito às normas envolve, inclusive, o uso da versão portátil, já que a fumaça é incômoda para os vizinhos. Tudo bem ser muito analisado antes de ocasionar quaisquer transtornos entre àqueles que estão próximos”, conclui a arquiteta.
Veja essa e outras matérias interessante na edição 187 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia, que acabou de ser lançada. Vamos, acesse gratuitamente!