Novos celulares detectarão suas atividades por meio de um controle baseado em ultrassom: você está preparado para isso?!
Texto: José Assunção Rodrigues Junior
Imagens: Divulgação
Se você acha que seu smartphone já tem recursos demais e nem sabe como estes funcionam, se prepare: a empresa EllipticLabs desenvolveu um controle baseado em ultrassom para aparelhos do gênero. Com ele você poderá acender luzes, trancar uma porta ou fechar e abrir uma persiana motorizada, entre muitas outras tarefas automatizadas.
Este recurso emprega o microfone – que, antigamente, se utilizava para falar – em um sensor que detecta pequenos movimentos das ondas sonoras, “enxergando” os movimentos. Desse modo, o smartphone é capaz de detectar os gestos da mão e transformá-lo em comandos.
Com essa conveniência, é até possível tirar uma selfie acionando um tablet ou smartphone à distância. Mas a ideia principal da empresa é criar um novo recurso para o acionamento dos diversos equipamentos desenvolvidos a partir do conceito da Internet das Coisas.
Aprendizado constante
A empresa já trabalha em parceria com os principais fabricantes de smartphones para que este recurso esteja disponível nos novos modelos. E a julgar pela velocidade com que estes têm sido lançados, não deve demorar muito para que a novidade chegue às boas lojas do ramo.
Com todas essas facilidades, utilizar os smartphones está se tornando um eterno aprendizado – a evolução do nosso companheiro do dia-a-dia está mais rápida do que a nossa capacidade de assimilação.
O futuro, provavelmente, não será como é apresentado nos filmes de ficção científica. Entretanto, não será compatível com pessoas alheias à tecnologia, e nem aos constantes estímulos provocados por ela. Pena não estarmos aqui para ver..