Varanda gourmet, cinema caseiro e hortas verticais estão entre os itens que fazem a cabeça dos “millennials”
Fotos Fernando Sacco
Eles são desprendidos, ”antenados” e estão mais interessados em qualidade de vida do que em conquistas materiais… Além disso, os jovens da “geração Y” (aqueles nascidos entre 1980 e 1995) têm um conceito de “morar” bem diferente daquele associado a seus pais e irmãos mais velhos. Em sintonia com os anseios deles, o setor de arquitetura têm apresentado propostas em imóveis que satisfaçam as necessidades desse público.
Mais do que status e luxo, esses jovens – também chamados de “millennials” – buscam uma vida que lhes seja confortável e que corresponda à sua personalidade. E isto têm orientado os arquitetos que projetam imóveis sob medida para a geração Y.
Espaço para confraternizar
“Os millennials buscam qualidade de vida, localização e um ambiente autêntico”, afirma Alex Frachetta, CEO do Apto (plataforma que conecta potenciais compradores de imóveis novos a construtoras e empreendimentos em todo o Brasil). “Não é mais a escritura, metragem, o número de quartos ou a quantidade de vagas na garagem que tornam o imóvel especial, mas as experiências que podem ser vividas dentro das quatro paredes”.
O que os millennials querem de uma propriedade pode ser resumido em cinco aspectos essenciais, sempre priorizados em imóveis direcionados a esse público. E o primeiro deles é a Varanda Gourmet (aliás, um espaço cada vez mais presente nos novos empreendimentos imobiliários). Nos últimos tempos, se tornou comum as construtoras reservarem uma boa área para a varanda. Desse modo, este canto da propriedade passou a ser, também, sala e cozinha para os moradores.
Quando é bem planejada, a Varanda Gourmet se transforma em um espaço muito agradável do apartamento. Na verdade, muitos preferem recebem amigos e familiares nesse local da casa do que na sala ou no living. Além de ser uma área de convivência, a varanda também é o local perfeito para degustar um vinho ou relaxar ao término de um dia extenuante de trabalho.
Cinema em casa
Outro aspecto que esse público valoriza bastante é o entretenimento. Ainda mais hoje em dia, quando há tantos canais e plataformas de streaming proporcionando filmes, séries e programas de TV para todos os gostos.
Desse modo, o chamado “Cinema em Casa” também está entre as prioridades da geração Y. Independentemente do estilo ou gosto para filmes, esses jovens almejam ter um lugar confortável onde se “aboletar” na hora de curtir as atrações cinematográficas ou televisivas que fazem sua cabeça.
Nesses espaços, a decoração precisa incluir sofás aconchegantes e espaçosos, nos quais os proprietários e seus convidados possam se esparramar com conforto. Almofadas (quanto mais delas, melhor!) também são bem-vindas nesse ambiente. E, é claro: uma TV com tela bem grande e uma iluminação mais intimista, para que se possa vivenciar a autêntica experiência do cinema em casa.
Descoladas e práticas, as cozinhas americanas são mais um item importante em imóveis planejados para os millennials. Esse tópico se torna até fundamental quando o apartamento não possui uma Varanda Gourmet.
Entre outras vantagens que a cozinha americana pode trazer ao projeto estão a otimização da área do imóvel, o estímulo à socialização e ao convívio familiar e tornar a área comum da propriedade mais arejada.
Saúde e versatilidade
Mais preocupados com a qualidade da alimentação e atentos aos hábitos salutares, esses jovens também apreciam um recurso que, aos poucos, ganha espaço em projetos de apartamentos: a horta vertical.
Vale lembrar que, além de contribuir para a saúde, esse recurso traz um toque de natureza para dentro da propriedade, aumentando a sensação de conforto no lar, além de ser um item decorativo.
Por fim, não se deve esquecer a Iluminação de LED. Versátil, prática e econômica, ela ainda proporciona efeitos maravilhosos.