Campinas Decor será realizada em 2021

Mostra será realizada entre 05 de fevereiro e 04 de abril de 2021 no prédio do Cotuca, em Campinas

A 25ª edição da principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista foi adiada para o ano que vem em razão da pandemia da Covid-19, mas já tem data marcada para acontecer: o evento será realizado entre os dias 05 de fevereiro e 04 de abril de 2021, no prédio do Cotuca (Colégio Técnico de Campinas).

Prudentemente, os organizadores optaram por estabelecer outra data para a Campinas Decor, zelando pela proteção dos visitantes e de todos os envolvidos na preparação do evento. “Fomos surpreendidos com a necessidade do isolamento social cerca de 50 dias antes da data definida para a abertura de nossa mostra, quando já estávamos com os diversos processos encaminhados e obras em andamento”, afirma a empresária Sueli Cardoso, diretora da Campinas Decor.

Durante um tempo, a organização da mostra manteve a esperança de que o evento pudesse acontecer ainda este ano. Mas, diante do quadro de incertezas gerado pandemia, optou por protelá-lo. Assim, os trabalhos de preparação da próxima edição serão retomados com todos os cuidados necessários para conclusão no final de janeiro, respeitando normas como a limitação do número de trabalhadores presentes em cada ambiente, utilização de máscaras, reforço nas rotinas de limpeza e afins.

Devido a pandemia da Covid-19, a 25ª edição da Campinas Decor foi adiada para 2021 e acontecerá no imponente prédio da Rua Culto à Ciência

Patrimônio público

Mantendo sua política de recuperação de construções do patrimônio público para devolvê-las à sociedade, a 25ª edição terá, como palco, o imponente prédio localizado no número 177 da Rua Culto à Ciência, na região central de Campinas (fechado em 2014 por falta de condições de uso). Ali, 60 ambientes internos e externos, idealizados por talentosos profissionais da região, apresentarão ao público as últimas tendências para o segmento, na forma de projetos, artigos de decoração, mobiliários, revestimentos e tecnologia. Serão salas, suítes, lofts, banheiros e terraços, além de espaços de convivência para os visitantes.

Esta edição se beneficia de um convênio de permissão de uso firmado entre a organização do evento e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O termo tem, como objetivo, a cooperação entre a universidade e a iniciativa privada para a conservação do imóvel, que data do início do século 20.

A imponente construção (tombada pelo Patrimônio Histórico) foi projetada pelo engenheiro e arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo (1851 1928), a quem é atribuída a introdução de novos conceitos para a organização da arquitetura escolar à luz dos ideais de ensino republicanos.  Após a realização da mostra e o trabalho de recuperação que será executado pela organização, expositores, patrocinadores e fornecedores, o colégio voltará a funcionar no local. 

Parceria

A Campinas Decor de 2021 será a nona edição do evento a ser realizada em um prédio de propriedade pública e a terceira em parceria com a Unicamp. A primeira dobradinha com a universidade aconteceu em 2008, na Estação Guanabara, da qual a Unicamp é comodatária. O prédio da antiga estação foi totalmente recuperado e passou a abrigar o CIS-Guanabara – Centro Cultural de Inclusão e Integração Social.

Já em 2018, o evento recuperou as edificações da Fazenda Argentina, adquirida pela universidade para fins de expansão. Após a reforma, a propriedade passou a ser utilizado pela universidade para a instalação do escritório de sua agência de inovação e de empresas startups.

Serviço:

25ª Campinas Decor

Data: 05 de fevereiro a 04 de abril de 2021

Endereço: Rua Culto à Ciência, 177, Campinas Site: www.campinasdecor.com.br