A arquiteta Cristiane Schiavoni explica o que deve ser considerado na hora de escolher essas peças
Por Redação Fotos Carlos Piratininga
Eles podem até passar despercebidos aos olhos dos menos atentos, mas os puxadores dos móveis podem ter um impacto decisivo na decoração de ambientes como o banheiro. Além de desempenhar um papel estético no visual do espaço, eles garantem sua funcionalidade. Por isso, não devem ser menosprezados em um bom projeto de interiores.
Segundo a arquiteta Cristiane Schiavoni, por ter dimensões mais compactas que as de outros nichos da propriedade, os banheiros são trabalhosos na hora de se projetar. “Por oferecer uma metragem quadrada mais restrita, o projeto nos demanda uma atenção mais que especial na definição do layout e questões de conforto e segurança, traduzidas, também, pela escolha dos materiais”, diz a especialista.
Desenhos personalizados
Essa discussão preliminar nos leva à questão dos puxadores, e por que eles são tão importantes no planejamento desses espaços. Por exemplo: no Brasil, são comuns casas e apartamentos com banheiros apertados, nos quais os puxadores chegam prejudicar a fluidez no ambiente (isso quando não machucam as pessoas que os utilizam).
“Em projetos de reforma, já ouvi muitos relatos de clientes sobre roupas que se rasgaram nesse contato com puxador, ou mesmo de acidentes como batidas e ferimentos”, conta a arquiteta. A especialista afirma que esses problemas se intensificam em razão da quantidade de divisórias dos móveis planejados. No que se refere ao banheiro, a recomendação sempre é adotar uma marcenaria bem compartimentada e que permita a organização dos utensílios de higiene.
Para agregar um toque de beleza e estilo aos móveis, Cristiane indica a execução de puxadores desenhados na própria marcenaria planejada, conhecidos como “modelo cava de puxador embutido”. Muito funcionais, eles ainda permitem a execução de desenhos personalizados no móvel.
Um exemplo é o projeto destacado neste artigo, no qual puxadores desenhados diretamente na porta do gabinete do banheiro trazem o formato triangular. “Quando a cava da direita se une à da esquerda, visualizamos desenhos diferentes no armário”, conclui Cristiane. “A ideia foi manter a simetria entre os dois lados do móvel”.