A NOVA HORA DO PROJETOR

0
Foto: (Shutterstock.com)

Confira novidades sobre home theater!

Um home theater de verdade só existe com o uso de uma tela de projeção e um projetor – isto é fato. A verdadeira sensação de sentar em uma sala de cinema para curtir um filme com todos os seus detalhes só é possível com a utilização desta dupla imbatível de equipamentos e, de preferência, com a possibilidade de controle da iluminação natural do cômodo para ganho de nível de contraste, aumentando a sensação de profundidade da imagem.

Entretanto, recentemente, cada vez mais tem surgido no mercado uma categoria de projetores de curtíssima distância de projeção voltados para o mercado de home theater que é altamente interessante: o projetor fica quase colado à parede de projeção, simplificando a etapa da infraestrutura e cabeamento necessários para o posicionamento do equipamento no teto.

 O fato de o projetor ficar posicionado próximo à parede de projeção, acondicionado em um móvel, agrada aos arquitetos e decoradores, já que não se vê o equipamento pendurado no teto e, por mais que se tente esconder o projetor dentro de um lift, por exemplo, ainda assim é possível visualizar o local da peça dentro da sala devido à tampa de acabamento de acrílico do mecanismo.

 Outra vantagem deste tipo de solução é que é possível ficar na frente da imagem sem causar sombra na projeção, uma vez que a imagem está à frente (e não acima e atrás) da pessoa, o que acontece quando utilizamos projetores convencionais. Isto é ótimo no caso dos videogames, já que os jogadores podem ficar próximos à área de projeção. Luminárias e ventiladores de teto também não atrapalham a projeção.

Quer saber mais? Confira essa matéria e muitas outras assinando a Revista Áudio e Vídeo – Design e Tecnologia – clicando aqui.