Os arquitetos, Renata Cipriano e Marcus Paffi criaram uma lista com 5 cuidados que são necessários na hora de integrar dois ambientes em um apartamento
Atualmente é muito comum ter apartamentos em metragens bem reduzidas. Com 40, 30 e até 20m², os ambientes que compõe o imóvel foram readequados para encaixar em um único projeto. Até mesmo a cozinha, que passou a ser frequentada pelos convidados, precisou perder um pouco da sua amplitude.
Os arquitetos Renata Cipriano e Marcus Paffi, acreditam que a melhor alternativa para os apês minúsculos é eliminar as barreiras entre cozinha e sala de estar. Entretanto, antes de começar a obra, alguns pontos devem ser considerados. Confira a seguir 5 precauções para realizar esse tipo de reforma:
- Você gosta de cozinhar, preza pela excelente organização e costuma reunir amigos para refeições? Se a resposta for positiva, essa mudança é ideal para você, do contrário é melhor abandonar a ideia e manter tudo como está.
- Antes de começar a quebrar paredes, procure um profissional que possa avaliar tecnicamente essa remoção. Também é importante consultar o condomínio, já que existem regras internas para modificar qualquer estrutura do projeto.
- Planejamento é fundamental: o objetivo do projeto é mostrar como ficará o layout e o fluxo de circulação depois da integração, apresentando também a divisão das áreas de preparo, lavagem, cocção, estoque e apoio. Atente-se que tudo poderá ser visto da sala. Portanto organização é primordial.
- Buscando a harmonia entre sala e cozinha, a adoção do mesmo piso, cores e acabamentos das paredes garante a unidade visual. A iluminação também deve ser bem distribuída.
- Por último e, não menos valioso, recomenda-se atenção redobrada para que odores e gordura não ultrapassem os limites da cozinha. Para tanto, a exaustão, por meio de coifas esteticamente bonitas e silenciosas, é a solução para minimizar a propagação de cheiros.