Ter um closet é o sonho de muitas pessoas. Entretanto alguns pontos devem ser observados antes da construção do mesmo. Confira:
Muitas pessoas sonham em ter um closet. Pequeno ou grande, aberto ou fechado, na verdade isso não é o mais importante e sim ter um canto especial onde é possível manter as roupas, sapatos e acessórios, organizados da melhor maneira possível. Para não errar na hora de construir esse ambiente, as arquitetas Ana Cristina Tavares e Claudia Krakowiak Bitran conseguem destacar alguns pontos que merecem atenção.
Espaço
Preste atenção ao espaço que o ambiente ocupará. Não existe uma metragem mínima ou máxima, mas ele deve ser do tamanho perfeito para comportar tudo o que é pretendido, além de permitir uma área de circulação.
Decoração
Mesmo sendo um local para guardar as coisas, é preciso ter uma janela para ventilar o ambiente e permitir a entrada de luz natural. Como ele passa a maior parte do tempo fechado, ou ocupa um lugar distante dos visitantes, optar por materiais metálicos pode ser uma saída mais em conta. Além de diminuir os gastos com a parte interna, eles são fáceis de limpar. De preferência para investir em portas, elementos aparentes e acessórios de boa qualidade, como penduradores metálicos e corrediças com amortecimento.
Aberto ou Fechado?
O gosto pessoal deve definir essa escolha. Entretanto, Claudia afirma que: “A vantagem da opção aberta está na melhor visualização de tudo. Porém, requer muito mais organização. Recomendo um cuidado especial para peças de determinados tecidos, pois alguns deles podem ser danificados por conta da poeira ou devido à luz natural ou artificial”.