Com o retrofit, a edícula (localizada ao lado da piscina, na área externa) foi reformada para criar um home theater completo.

Casa localizada em bairro histórico de São Paulo (SP) teve seus espaços revitalizados por meio de um projeto retrofit

Uma edificação com linhas curvas situada no Pacaembu (bairro histórico da capital paulista) ganhou uma bela revitalização graças a um projeto retrofit assinado pela arquiteta Daniela Funari. A história do bairro remete ao século XVI, período que remonta à própria origem de São Paulo. Ao longo dos séculos, a cidade se tornou palco de importantes eventos políticos e sociais e passou por grandes transformações (inclusive, arquitetônicas). Mas a megalópole ainda conserva imóveis que trazem reminiscências daqueles tempos antigos.

Ao conceber o projeto de revitalização da casa de 600m², Daniela Funari mergulhou na história do bairro. “Poder trabalhar com imóveis antigos é um presente, principalmente quando podemos manter algumas características essenciais da construção que trazem um valor imaterial para o projeto”, enfatiza a arquiteta. O trabalho feito na propriedade foi um retrofit completo, revitalizando características clássicas e modernizando o necessário para o bem-estar de seus atuais moradores.

ACOLHIMENTO E CONFORTO

A renovação estética começou pelo living, que conta com uma ampla sala de jantar e um ambiente de estar com lareira. Foi providenciada a recuperação dos pisos e das ripas de madeira que compõem a moldura da lareira, dando mais destaque para a peça e criando um ambiente de acolhimento e conforto para os dias mais frios.

As linhas curvas (especialmente as das janelas, que datam da edificação original) foram mantidas e usadas como verdadeiros portais para separar ambientes e cômodos sem comprometer a integração. “As linhas curvas proporcionam um ar clássico e campestre que aproveitei para todo o projeto”, explica Daniela, que estudou o recurso na elaboração da nova decoração e da nova distribuição dos móveis pelo espaço. A sala de estar e a sala de jantar foram separadas por vigas da própria estrutura, mas evitando o recurso das portas fechadas. Fluida, a integração é feita por meio desses pórticos.

Ainda, elementos comfy e cozy traduzem o aconchego para o décor, em uma tendência que está em evidência no mundo todo. Para arrematar a figura central da lareira, Daniela Funari incluiu um amplo tapete, poltronas e um cesto de trançado natural com uma manta para criar um cenário acalentador.

Grandes alterações também foram realizadas no projeto luminotécnico do imóvel. A arquiteta conta que todas as luminárias foram trocadas por equipamentos mais potentes. A especialista ainda aproveitou o retrofit para criar recursos para aproveitar ainda mais a luminosidade natural proveniente das janelas.

HOME THEATER E HOME OFFICE

Com o retrofit, a edícula (localizada ao lado da piscina, na área externa) foi reformada para criar um home theater completo. Como parte das mudanças para o novo ambiente, as luzes do espaço foram trocadas por luminárias mais potentes e um sofá-cama foi inserido para proporcionar todo o conforto aos moradores da casa em seus momentos de descontração.

Um destaque do cômodo é a cortina, que garante conforto e privacidade aos proprietários mesmo quando a área da piscina está sendo utilizada. Uma porta de correr, instalada no centro da edícula e que flexibiliza o uso do espaço, foi o retoque final neste belo projeto de revitalização.

Localizado no andar superior da casa, o home office foi uma das áreas mais beneficiadas pela presença da luz solar. A grande janela com esquadrias brancas propõe um ambiente de trabalho leve, claro e descontraído. A marcenaria inteligente e feita sob medida cria nichos para peças de decoração e, também, para itens de trabalho, como livros, impressora e caixas organizadoras.

Para completar, Um dos recursos mais interessantes da marcenaria no home office foi a utilização das cores: a madeira e o cinza se mesclam ao longo dos nichos, criando uma composição estética bem elaborada entre esses dois tons, tanto para as laterais quanto para o fundo da estante.

Essa e outras matérias interessantes estão na edição 222 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!