Saiba como adicionar um toque de aconchego à casa na época mais fria do ano.

Luzes de temperaturas mais quentes e peças feitas de materiais naturais combinam com as baixas temperaturas

Fotos Emerson Rodrigues

Nos dias mais frios do ano, tudo o que queremos é ficar em casa, curtindo a paz e o aconchego do lar. E com uma ajudinha da decoração, os espaços da casa podem se tornar ainda mais confortáveis e convidativos, sem que seja necessário gastar uma fortuna para isso.

A Yamamura tem boas dicas de iluminação e decoração que trarão uma dose extra de aconchego e estilo à sua casa ou apartamento. Para obter mais conforto visual, por exemplo, os especialistas da marca recomendam as lâmpadas com luzes de temperaturas mais quentes (de 2700K a 3000K), especialmente para os quartos e áreas de convivência.

Ainda, a marca indica a utilização da luz indireta por meio de plafons, que também proporciona um clima de bem-estar. Ou então, incluir suaves pontos de iluminação nos cantinhos da casa, criando o efeito “meia luz” nos ambientes (peças como arandelas, abajures e spots são muito indicados para essa finalidade).

Efeito decorativo

Já para quem busca um efeito decorativo ou escultural, as luminárias de piso são ótimas pedidas. O ideal é que a peça fique ao lado de sofás e poltronas para proporcionar um cantinho de descontração com almofadas, ornamentos de parede e outros objetos. Os tons terrosos, amadeirados, café, azuis e verdes também estão em alta nesta fase do ano.

Dê preferência às peças de madeira, couro, ou materiais naturais (fibras e palhas), que se harmonizam com essa atmosfera. Além disso, tapetes, mantas, almofadas, tecidos aveludados e tudo que traga aconchego também é bem-vindo. Tons neutros ou pastel (branco, cinzas e beges) podem igualmente ser utilizados sem medo, e a presença de plantas nos ambientes da casa é outro artifício que traz bons resultados.

Nesse caso, dê preferência às espécies que combinem com o clima atual. Por exemplo, a Schlumbergera Truncata, mais conhecida como “Flor de Maio”.