UM MINIBAR PARA CHAMAR DE SEU

Saiba o que levar em conta na hora de montar um cantinho dedicado aos drinks na área social de sua residência

Se você é o tipo de pessoa que adora receber amigos e familiares em casa, talvez seja hora de considerar a inclusão de um minibar na área social da propriedade. Uma solução presente em muitos projetos de decoração atuais, esse artifício permite acondicionar taças, copos e bebidas em um só lugar, ao mesmo tempo que estimula a proximidade entre os convidados.

À frente do escritório Infinity Spaces, a designer de interiores Giseli Koraicho afirma que, independentemente do estilo, o minibar deve ficar na área social da residência, que é o melhor lugar para receber os amigos com conforto. Na hora de definir as características do espaço, é necessário listar quais necessidades serão atendidas pelo ambiente, assim como a quantidade de itens que ali serão acondicionados.

MUITO OU POUCO ESPAÇO?

A partir dessas informações, o projeto poderá começar a tomar forma. Os próximos passos serão avaliar se o local oferece muito ou pouco para o minibar e qual o estilo mais adequado para compor com o restante da decoração.

Uma precaução importante é checar se o lugar escolhido recebe muita incidência de luz natural. Isso porque o calor e a claridade podem degradar algumas bebidas, principalmente o vinho. “Minha dica é evitar áreas próximas de janelas ou providenciar uma barreira contra o sol, que pode ser um móvel, uma divisória ou cortinas”, recomenda Giseli.

A área disponível para o projeto ainda vai determinar quais peças são mais indicadas para compor o ambiente. Se for um espaço restrito, uma boa alternativa é usar móveis que desempenham múltiplas funções, como aparador, carrinho de chá, estante e rack. Ainda segundo a especialista, é possível aproveitar algo que você já tenha em casa e apenas liberar uma parte da superfície para o minibar – ou então, pesquisar um modelo que melhor se adapte à situação.

BELEZA E FUNCIONALIDADE

Lembre-se, ainda, de que o minibar, além de ser bonito, deve ser funcional e ajudar a facilitar o preparo dos drinks, para que você não tenha que ficar se deslocando pela casa em busca de copos e bebidas enquanto usufrui da companhia de seus amigos.

O projeto, assim, deve ser capaz de concentrar tudo o que for necessário no mesmo lugar e ainda oferecer uma superfície de trabalho livre para atividades como cortar frutas e dosar diferentes bebidas. “Lembre-se de calcular bem as áreas de armazenamento”, destaca Giseli. “Garrafas, taças, copos e utensílios ocupam espaço”.

Considere também que nem tudo precisa ficar à mostra. Deixar o que é bonito à vista e guardar miudezas atrás de portas e dentro de gavetas ajuda a manter o minibar em ordem e com um aspecto clean. Por fim, pesquise quais são os acessórios indispensáveis para um barman exibir suas habilidades. Entre estes, podemos listar: coqueteleiras, dosadores e baldes de gelo.

DEFININDO O ESTILO

Tão importante como a funcionalidade do espaço é seu estilo, que precisa dialogar com o restante do décor (isso inclui as paletas de materiais e cores). Se a linguagem predominante for clássica, essa atmosfera deve orientar a escolha de objetos e acessórios. A mesma regra é válida em ambientes que tenham uma proposta moderna, rústica ou despojada.

Giseli lembra que esse cantinho da propriedade também pode se transformar em um local de expressão da personalidade dos moradores por meio de espelhos, esculturas e placas temáticas, entre outras possibilidades. Como se trata de um espaço descontraído e informal, utilizar itens que tragam identidade cai muito bem.

Por fim, a especialista recomenda apostar em utensílios com formas atraentes, que agregam valor ao décor. Procure dosadores, coqueteleiras, bailarinas, saca-rolhas, facas, pilões, peneiras e tábuas de corte que sejam visualmente interessantes.

“Bebidas em embalagens raras, copos com design elaborado e taças de cristal grandes, que chamem a atenção, também são ótimos objetos para manter à mostra”, aconselha Giseli. A profissional acrescenta que, nesse ambiente, prefere trabalhar com tons quentes, materiais de toque acolhedor, como a madeira, e iluminação pontual, o que resulta em um projeto de caráter sofisticado.