A TV LG OLED evo AI C4 impressiona em todos os quesitos, a começar pelo design.

Poderosa, TV LG OLED evo AI C4 representa um novo passo na evolução dessa categoria de produtos

Acompanhar a evolução das TVs é constatar que os engenheiros dessa área nunca estão satisfeitos com as inovações que já introduziram em tais produtos. E isso é ótimo, já que os principais beneficiados são os consumidores. O modelo testado (edição 220) comprova que sempre é possível ir além no que diz respeito a aspectos como desempenho de imagem e som, conectividade e versatilidade de uso, além de mostrar por que a LG é uma líder imbatível no segmento OLED há onze anos.

Um titã entre os televisores dessa categoria, a LG OLED evo AI C4 impressiona em todos os quesitos, a começar pelo design, como percebemos assim que a tiramos de embalagem. Elegante e moderna, ela possui uma tela ultrafina, com bordas quase inexistentes, além de uma base forjada em metal e plástico no estilo “plataforma”, com um acabamento belíssimo. Como de hábito nos modelos da marca, a montagem da TV foi extremamente rápida.

Na parte de trás da C4, você encontra um bom número de conexões para plugar seus dispositivos (quatro HDMI e três USB). Para quem tem muitas mídias físicas na coleção, e nos mais variados formatos (o que se aplica a mim), este é sempre um fator relevante na hora de optar por um modelo de TV. Também na traseira do televisor, um acabamento com aparência de granito confere um toque extra de sofisticação ao design. Sem dúvida, a C4 é o tipo de aparelho que se insere de forma muito sutil em qualquer tipo de decoração.

ATUALIZAÇÕES

A exemplo de modelos anteriores da marca, este vem com o Controle AI Smart Magic, uma ferramenta que conquistou a preferência dos consumidores. Basta apontá-lo para a TV e acessar as funções do equipamento por meio do cursor que desliza na tela. Nele, você já encontra botões de acesso rápido aos principais serviços de streaming (Netflix, Disney +, Prime Video etc.), para que a navegação pelos conteúdos seja ágil e dinâmica. Basicamente, é a mesma peça elegante, ergonômica e prática com a qual os adeptos de televisores da LG já estão acostumados. O AI Smart Magic ainda oferece o microfone integrado, que permite controle por voz na TV e acesso a recursos como Alexa e Concierge.

Como em outros modelos da LG testados por nossa reportagem, o processo de configuração foi tão fácil quanto a montagem do aparelho. A própria TV conduz o usuário nos passos que levam à conclusão dessa etapa e, menos de 20 minutos após ser retirada da caixa, a LG OLED evo AI C4 já estava operante em nossa sala.

Entre os upgrades presentes neste equipamento está o novo processador AI α9 Gen7 AI, que reponde por seu desempenho superior. A TV é 1.5 vezes mais poderosa em AI, 4.5 vezes mais avançada em gráficos e 2.2 vezes mais rápida em termos de velocidade de processamento. Este elemento também impacta na qualidade da imagem, que esbanja resolução e realismo. A evolução do modelo também passa pelo novo webOS 2024, ainda mais completo e personalizável. Ali, você encontra recursos como: Assistente de Imagem Personalizada, Concierge AI e Quick Cards, além do programa webOS Re:New, que garante que o modelo tenha a última versão do sistema até 2028.

Já nessa tela inicial, aproveitamos para acessar a aba de configurações e deixar a imagem ao nosso gosto, aplicando nossos próprios parâmetros de brilho, contraste, intensidade de cor e outros aspectos de calibração das cenas. É claro que, se preferir, você pode simplesmente escolher um dos padrões pré-configurados de fábrica, também encontrados na aba de configurações (incluindo “Padrão”, “Cinema”, “Esportes” e “Otimizador de Games”). Para uma performance mais “cinematográfica”, a dica é usar o “Filmmaker Mode”, por meio do qual filmes e séries são exibidos com a resolução, cores e velocidade de quadros por segundo pretendidas pelos cineastas e diretores de fotografia responsáveis pelas produções.

Em termos de personalização, há muitos features que permitem adaptar o funcionamento do aparelho às suas preferências, sendo eles o Meu Perfil, Assistente de imagem Personalizada, Concierge AI e Quick Cards. Em Meu Perfil, por exemplo, são criados perfis individuais ilimitados de acordo com o gosto pessoal de cada um. Além disso, a TV “aprende” quais são os seus conteúdos favoritos e oferece recomendações que vão de encontro ao que você procura.

Na parte inferior da mesma tela inicial estão os vários apps já disponíveis de fábrica, incluindo YouTube, Prime Video, Disney +, Netflix e outros. É sempre bom lembrar que, com um equipamento como este, você pode vivenciar a experiência da casa conectada com toda a praticidade, já que o televisor se torna o hub de controle de um lar conectado, oferecendo variadas integrações por meio do assistente Amazon Alexa e da plataforma LG ThinQ AI.

PRETO PERFEITO E CORES RICAS

Com as configurações ajustadas, nos instalamos no sofá para procedermos à etapa mais prazerosa da avaliação: passar horas assistindo aos nossos conteúdos favoritos na tela da C4. Primeiramente, cumpre destacar que o televisor realmente entrega o chamado “preto perfeito”, que faz uma diferença monumental na performance de imagem.

Com pixels que se autoiluminam, as TVs OLED oferecem uma reprodução de conteúdos muito mais aprimorada que as dos televisores de LED/LCD convencionais. Cada pixel acende e apaga individualmente conforme a necessidade durante a exibição das imagens, e a maior precisão na iluminação dos pixels é o que gera as cores perfeitas e o contraste infinito que tornam a tecnologia OLED superior a qualquer outra disponível no segmento.

Assistindo a alguns episódios da série The Acolyte (a mais nova produção da saga Star Wars) na tela da TV, o aspecto que mais nos chamou a atenção foi justamente o volume e o realismo das cores. Da mesma forma, o famoso “preto perfeito” foi outro aspecto que saltou aos nossos olhos, uma vez que, mesmo em cenas bem escuras (por exemplo, uma que mostrava uma perseguição entre naves espaciais pela galáxia, em um momento tenso da série), obtivemos o que podemos chamar de “preto raiz” – e não uma indesejável variante dessa tonalidade, pincelada por subtons de cinza, como costuma ocorrer em televisores que não entregam a mesma performance da C4.

Já em uma sequência que mostrava um combate entre os personagens da série, tivemos uma demonstração do ganho realista que o Intensificador de Brilho e Pico Duplo HDR da TV traz às imagens. Esta função torna o brilho até 22% mais intenso em comparação à geração anterior da linha C4 e, na prática, fez com que os sabres de luz usados pelos heróis galácticos brilhassem de forma cintilante na tela, belamente contrastados com o fundo escuro da cena. Combinados, todos esses features de processamento de imagem resultam em uma experiência cinematográfica incrível.

Mas isso não é tudo. Outras tecnologias embarcadas na TV tornam especial a apreciação de conteúdos na C4. Estamos falando de recursos como o Dolby Vision IQ + Dolby Atmos, que contribuem para criar uma ambientação de cinema nos momentos em que você curte seus longas e seriados prediletos.  O Dolby Vision IQ faz o ajuste e a calibração automáticas da imagem quadro a quadro com base no gênero do conteúdo e na luminosidade da sala, enquanto o Dolby Atmos proporciona som surround multidimensional.

A inteligência artificial é um ponto forte do produto, estando presente em outros aspectos de processamento e configuração da TV. Por exemplo, por meio de uma seleção automática de gênero, a C4 identifica automaticamente o tipo de conteúdo e ajusta as configurações para aquela categoria. Já o AI Acustic Tuning faz uma calibração inteligente a partir das características físicas da sala e entrega um efeito surround personalizado para a ocasião. O aparelho ainda conta com um sensor que detecta a variação de luz no ambiente e ajusta o brilho do conteúdo de acordo com o local. Embora a IA já estivesse presente em outros televisores da marca, aqui, no geral, ela é utilizada de forma mais avançada. 

Entregando um bilhão de cores, a C4 também reproduz de forma esplêndida as demais tonalidades, inclusive oferecendo degradês extremamente balanceados, como aferimos ao assistir a um documentário em 4K sobre as paisagens turísticas da Costa Rica. Na TV, visualizamos cada nuance e textura das exuberantes flora e fauna locais, que ganharam um aspecto e uma profundidade quase tridimensionais. Árvores e faixas litorâneas captadas em um único take pelos cinegrafistas puderam ser percebidas como elementos individuais na tela, já que a impressão de perspectiva é outro atributo entregue pela alta tecnologia de imagem da TV.

VOCAÇÃO PARA JOGOS

A C4 também tem muito a oferecer a quem estende as sessões de entretenimento para além dos filmes e séries, adicionando jogos à brincadeira. Afinal, esta é uma TV com um DNA gamer, cheia de diferenciais que vão de encontro às expectativas dos jogadores. Com quatro entradas HDMI 2.1, para garantir a compatibilidade com recursos como VRR, ALLM e eARC, o modelo consegue entregar conteúdos em movimentos rápidos e gráficos mais suaves e sincronizados. A ausência de travamentos e pausas na reprodução dos jogos é outro aspecto que torna a experiência satisfatória e envolvente.

Ainda, o modelo reproduz jogos em 4K e 144Hz, mais um recurso que assegura a estabilidade e a rapidez das partidas, e possui baixíssimos input lag e tempo de resposta, oferecendo gameplays mais fluídas. Quando a TV detecta o sinal de um console ou PC, um modo de baixa latência é automaticamente ativado, para favorecer a jogabilidade e a exibição dos elementos gráficos, e os usuários têm à sua disposição um menu dedicado para jogos, com várias configurações para o modo jogo que podem ser feitas sem a necessidade de pausar o game. Outra conveniência importante que o modelo proporciona é a possibilidade de jogar sem ter que usar um console ou computador. O GeForce Now oferece milhares de títulos em nuvem, para que você possa testar suas habilidades nos mais diferentes games diretamente na TV.

O arrojado desempenho de imagem e som da C4, combinado a esses recursos, resulta em sessões de jogos memoráveis. Degustamos o poder de fogo da TV na seara dos games assistindo a uma compilação de trailers em 4K dos principais títulos lançados em 2024, incluindo Blade, League of Legends, Rise of the Ronin e King Arthur. A C4 proporciona um ambiente de jogo como nenhum outro, reproduzindo com impressionante nível de detalhamento os complexos grafismos dos títulos.

O que temos aqui é um novo e avançado estágio na evolução dos televisores – um modelo que traz versões aprimoradas de funções que já haviam conquistado a aprovação dos usuários, além de novas funcionalidades e aprimoramentos que o colocam entre os equipamentos mais poderosos da categoria. A C4 consegue ser, ao mesmo tempo, sofisticada e funcional, e chega com uma verdadeira artilharia de recursos de imagem, som e conectividade que vão satisfazer quem busca uma experiência de entretenimento superior. Não há dúvida de que essa “máquina” incrível merece ganhar um lugar de destaque em seu living, sala de TV ou home theater.

Essa e outras matérias interessantes estão na edição 220 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!