Caixote vira mesa de centro

Fácil de fazer, mesinha de centro caseira pode ser usada dentro de casa, no escritório ou no jardim

A reciclagem está na moda, e não apenas por ser uma solução prática e ecológica. As pessoas estão descobrindo que dá para criar peças lindas usando materiais já utilizados, e que elas ainda podem ter muito estilo. É o caso dessa mesinha de centro feita com… um caixote de feira!

Isso mesmo! Essa ótima ideia é um exemplo do que podemos fazer em nossas próprias casas, sem gastar muito dinheiro, para dar uma “repaginada” na sala ou em outros ambientes da casa. A dica é da Anjo Tintas, empresa fundada em 1986 e especializada em tintas e solventes.

Passo-a-passo

Essa mesa de centro bacana e original pode ser usada tanto na sala como no escritório, além de combinar muito bem com ambientes externos (por exemplo, o jardim da residência). Para fazê-la, você precisará dos seguintes itens: 4 caixotes de madeira de feira, 4 rodinhas, compensado de madeira (do tamanho dos 4 caixotes juntos), cola para madeira, lixa nº150 para madeira, fundo sintético nivelador Anjo, esmalte sintético standard Tomplus Anjo, pregos, martelo, furadeira e um pincel ou rolopara pintura.

O primeiro passo é preparar a madeira. Para isso, lixe bem as caixas de madeira e o compensado, para que não fique nenhuma farpa solta ou arestas da madeira. Como o objetivo é reaproveitar os caixotes, eles podem estar um pouco sujos e usados da feira, então, o lixamento é fundamental. Feito isso, aplique o fundo sintético nivelador Anjo nos caixotes e no compensado e espere secar por uma hora.

Com a furadeira e os parafusos adequados, fixe as quatro rodinhas nas quatro extremidades do compensado. Uma sugestão é colocar as rodinhas antes de parafusar (assim, você terá mais firmeza para a aplicação). Com as rodinhas já aplicadas no compensado, é hora de colar os caixotes de feira (se quiser mais segurança, fixe com parafusos). Coloque a parte aberta do caixote para o lado de fora. Assim, poderá aproveitar os espaços disponíveis para guardar livros, revistas e até mesmo colocar objetos de decoração. O centro da mesa ficará vazio e também poderá ser decorado.

Por fim, é hora de escolher a cor do seu novo acessório decorativo. A recomendação é usar o esmalte sintético standard Tomplus da Anjo, que realça a beleza da madeira, oferece proteção e dá um brilho incrível às superfícies. Uma vez definida a cor de sua preferência, aplique-a à mesinha em um ambiente bem arejado. Com o esmalte Tomplus, é possível pintar com rolo ou pincel. Pinte sempre em linha reta, seguindo o sentido das fibras da madeira. Depois, é só esperar a secagem e colocar a mesa no ambiente que você quiser.