Profissional dá dicas para criar um espaço criativo e que contemple os moradores

Texto: Redação
Imagens: Henrique Queiroga

Quando não há carros, a garagem perde sua função principal. Mas para dar utilidade a esse espaço externo da casa, vale usar a criatividade e apostar em mudanças criativas e que fazem parte dos gostos e rotinas dos moradores.

Foi com essa ideia em mente que a designer de ambientes Laura Santos criou o ‘Espaço Leitura’ – em exposição até 9 de julho na Mostra Casa Construir 2016, em Lagoa Santa (MG). O ambiente é resultado da transformação de uma garagem em um local para que os usuários interajam e tenham um momento tranquilo de leitura.

Em seu ambiente, a designer utilizou o painel degradê feito em MDF preto comum, filetado com várias ripas detalhadas tecnicamente em uma progressão. Algo que fora pensado e detalhado pela profissional, com uma execução simples e econômica. Outro ponto de impacto do ambiente foi o posicionamento dos quadros, feitos de nanquim pela artista Luciana Hemont.

Laura explica que a mudança de ambiente varia de acordo com a estrutura da garagem, se ela é aberta ou fechada. “No caso da garagem ser aberta e a pessoa quiser fechar, será preciso fazer obra. Mas caso queira fazer é possível trabalhar com pergolado e móveis próprios para a área externa. É preciso ver se existe necessidade de troca de materiais ou aproveitar o que já tem, diminuindo, assim, o custo do investimento. Neste meu projeto mesmo eu optei por não trocar o piso e, para dar mais aconchego ao ambiente, coloquei tapete”, conta.

Luz!
Outro importante item que deve ter investimento é a iluminação já que, normalmente, a garagem é um ambiente que possui apenas um foco de luz. Para resolver esse problema, a profissional indica distribuir a iluminação no decorrer do espaço de forma a criar cenas mais intimistas ao ambiente.

“Ao mudar esse tipo de ambiente para um estar, o projeto luminotécnico é trabalhado com mais carinho. Utilizar elementos como tapete, quadros, adornos, móveis próprios para sala, faz com que sequer lembremos que ali, um dia, foi uma garagem. Normalmente, as garagens são amplas, então é preciso criar uma composição que deixa o espaço mais acolhedor e aconchegante como são as salas”, conta.

Lana ainda afirma que uma garagem pode se transformar em diversos ambientes – copa, espaço gourmet, home office, atelier. O segredo é trabalhar com diversos tipos de recursos decorativos próprios para o espaço que deseja montar e, claro, “abusar” da criatividade.