Arquitetas dão dicas para tornar locais como a varanda mais quentinhos e confortáveis nos dias mais frios do ano
Foto Leandro Moraes, Evelyn Muller e Sidney Doll
O inverno não está dando trégua este ano – mas nem isso é razão para deixar de aproveitar as áreas externas de uma propriedade, locais deliciosos para relaxar e botar a conversa em dia com amigos e familiares. Tudo o que é preciso fazer é adaptar esses ambientes da casa para os climas frios.
Como explica a arquiteta Patricia Penna, à frente do escritório que leva seu nome, todas as áreas da casa devem ser aproveitadas em qualquer momento do ano. Embora, durante o inverno, as pessoas se inclinem mais a fica dentro de casa, curtindo o conforto do sofá ou aquecedor, soluções criativas podem deixar os espaços externos superaconhegantes.
É possível, por exemplo, fazer uso de aquecedores a gás ou lareiras que funcionam com fluído para aquecer as áreas externas em dias frios. Com o olhar de quem concebe os projetos para que os moradores aproveitam a casa em sua plenitude, a arquiteta tem boas dicas para viabilizar essas adaptação.

O fechamento em vidro, que a separa da área da piscina, deixa o ambiente mais acolhedor
Fechamento com vidro ou toldo?
Para barrar o frio e a chuva, tanto o fechamento em vidro como os toldos podem ser boas pedidas para as varandas. “Contudo, em dias frescos, o vidro pode permanecer aberto e quando o ambiente necessitar de ventilação”, destaca Patricia. Já os toldos verticais contribuem para minimizar o frio e ainda podem ser uma opção mais em conta. Quando instalados da maneira recolhida, eles se tornam um artifício bastante funcional: nos dias mais quentes, basta recolher o fechamento em seu rolo e o ambiente estará aberto novamente.
Outra solução bacana é apostar em tons mais quentes e texturas diferentes. Combinados, esses recursos trazem uma sensação de bem-estar ao espaço. Patricia recomenda apostar em cores quentes e terrosas, já que o estímulo visual desses tons instiga a sensação de calor, bem como diferentes texturas e tecidos mais incorporados provêm aconchego e a felicidade de estar quentinho e em contato com o natural. Mantas e xales leves são outros adereços indicados para esses espaços.
Para dar um ar ainda mais aconchegante ao ambiente, a arquiteta recomenda os tapetes, itens que podem ser usados de forma bastante efetiva em espaços abertos. Há vários modelos disponíveis no mercado, em uma boa variedade de estilos, tramas, materiais e fios. Segundo Patricia, até tapetes de fios naturais, como lã e algodão, podem ser escolhidos, desde que não sejam usados em locais suscetíveis à umidade, como a área da piscina.

Sua majestade, a lareira!
Se você quiser adicionar um elemento realmente bacana à área externa da sua propriedade, a dica é considerar a aquisição de uma lareira ou um aquecedor. Esses artigos não apenas proporcionam uma sensação agradável no frio, como também podem ajudar a compor o look do espaço, dando-lhe uma aura de sofisticação e charme.
No que diz respeito aos aquecedores, a arquiteta recomenda dar preferência aos produtos portáteis a gás, que são mais indicados para áreas grandes e abertas. E no caso das lareiras, a dica é apostar em um modelo fogo de chão, que funciona a base de fluído. “No caso dos aquecedores, é importante deixar uma área de segurança ao seu redor e sem muitos itens de decoração no entorno”, acrescenta Patricia. “Por mais que não sejam atrativos esteticamente, assumir a sua presença é, de fato, o mais seguro a ser feito”.
