Line-up de novos televisores da TCL é liderado por modelo com proporções gigantescas e alta tecnologia de imagem
A TCL anunciou seus lançamentos em TVs para 2024, e o grande destaque entre os produtos é um modelo de 115” que, além de ser a maior QD-Mini LED TV do mundo, também entrega imagens impecáveis. Trata-se da X955 MAX, ponta de lança de um line-up de equipamentos com opões de tecnologia QD-Mini LED e QLED.
O novo portfólio reforça o investimento da marca em telas grandes que vão, principalmente, de 75’’, 98’’ e 115’’, e que esbanjam desempenho no que se refere à qualidade de imagem. As TVs também oferecem o sistema operacional Google. Este momento na trajetória da TCL é representado pela tagline “Time To Go Big”, ao mesmo tempo uma referência à oferta de grandes telas e à expansão da marca em toda a América Latina.
Inclusive, a empresa readequou sua estrutura para dar suporte ao crescimento da categoria de TVs, bem como de seu portfólio completo de condicionadores de ar, linha branca e mobile. Para atender o mercado B2B, a companhia estende seu portfólio de TVs e ACs, ampliando a sua atuação e diversificando as suas atividades.
LANÇAMENTOS
Além da TV número 1 global em 98”, a empresa anunciou modelos como a TCL QD-Mini LED 4K C755 disponível nos tamanhos 65’’, 75’’ e 85’’, TCL QLED C655, disponível nos tamanhos 50’’, 55’’, 65’’, 85’’ e 98’’; TCL 4K UHD P755, disponível nos tamanhos 43’’, 50’’, 55’’, 65’’, 75’’ e 98”. Com diferenciais em termos de qualidade de imagem e som, bem como sistemas operacionais que garantem a melhor experiência ao consumidor, os itens contam, também, com opções de conectividade e features que vão impressionar os amantes de games.
Este ano, também é esperada a chegada dos produtos da categoria de linha branca às lojas, incluindo a geladeira Side by Side TCL C516SBIMN; a MultiDoor TCL C516CDN e C589CDN; e a primeira lava e seca da marca, a C311WDW(S), na cor branca, e a C311WDS, na cor prata. Assim como os condicionadores de ar Multi Split Inverter, TCL FreshIN 2.0 Inverter e o Split Cassete Inverter.
Já a categoria de mobilidade apresenta os smartphones da Série TCL 50, a mais extensa gama de smartphones da TCL com variantes 5G e Tela NXTPAPER, além de 4 modelos de tablets, que tem como carro chefe o TCL NXTPAPER 11.
CRESCIMENTO SUSTENTADO
“Se, nos últimos anos, a TCL vem traçando uma trajetória de crescimento sustentado no Brasil, chegou o momento de darmos o próximo passo em termos de expansão”, revela Eason Cai, CEO da TCL SEMP e General Manager da TCL Latin America Business Group (LABG). “O ano de 2023 foi excepcional para a empresa, que fechou o período com faturamento bruto de aproximadamente R$ 5,2 bilhões no Brasil e cerca de 20% do mercado de televisores, garantindo uma vice-liderança inédita, que planejamos consolidar e ampliar.
O executivo ainda conta que a demanda dos consumidores brasileiros aponta para telas grandes com preços mais acessíveis, que registraram vendas de 10,9 milhões no País (alta de 1,5% ante o resultado de 2022). “Estamos muito bem-posicionados para atender essa necessidade do mercado, oferecendo produtos com tela grande, incluindo a número 1 global em 98”, além de qualidade de imagem superior”, acrescenta Eason Cai.
Nesta fase promissora, a companhia também firmou uma parceria de um ano com o apresentador Tiago Leifert, que assume o papel de embaixador da TCL no Brasil. Um expert em territórios estratégicos para a marca – como tecnologia, games e futebol –, Leifert irá criar diversos conteúdos em redes sociais e lives, além de participar de eventos. Abrangendo todo o portfólio da marca, a parceria entre TCL e Tiago inclui os portfólios de condicionadores de ar, linha branca e soundbars, além de, claro, os lançamentos de TVs.
ALINHAMENTO GLOBAL
Os lançamentos anunciados pela TCL para a categoria de televisores estão em linha com o que foi apresentado pela marca no início do ano, durante a CES (Consumer Electronic Show) 2024. O alinhamento entre calendários de lançamento global e local é possível graças às duas fábricas que a empresa possui em Manaus (de televisores e condicionadores de ar), além do Centro de Distribuição em Cajamar. E não é apenas em TVs que a empresa está focada: o plano de expansão para as demais categorias também passa por adaptações do seu negócio no Brasil e na América Latina.
O novo CEO, Eason Cai, também é parte do plano de expansão da marca. O objetivo da TCL é não apenas ampliar a participação da empresa em todas as categorias, mas, também, garantir mais integração e autonomia regional, uma vez que o executivo passa a liderar o mercado brasileiro e mantém sua posição como General Manager da TCL Latin America Business Group (LABG).
Cai observa que os investimentos da empresa seguem em expansão em todo o mundo e que, pela primeira vez, a TCL foi reconhecida como a segunda maior marca de TV. Na América Latina e no Brasil, o objetivo da companhia é seguir fortalecendo sua atuação no setor e impulsionar o crescimento de seus negócios de forma estratégica.
Vale lembrar que a marca, que já tem um histórico com o universo do futebol, continua investindo nessa estratégia para se aproximar dos consumidores brasileiros, por meio de patrocínio aos árbitros e seleções masculina, feminina e sub-20 da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), além da CONMEBOL Libertadores até 2026 e parcerias com grandes nomes como o Tiago Leifert.
“Eu e a TCL sentimos a mesma paixão por tecnologia, games e futebol”, afirma Leifert. “Estou empolgado com todas as histórias que vamos contar pelos próximos meses. A TCL estará praticamente o tempo todo comigo: teremos conteúdo no meu canal de games, no meu canal de futebol e, também, no dia-a-dia, por meio de registros no Instagram”.
Essa e outras matérias interessantes estão na edição 216 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!