Kia preservação ambiental

Entre outras metas, Kia passou a apostar nos bioplásticos e na Biotinta, visando reduzir os danos no meio ambiente

Em concordância com as novas políticas de preservação ambiental, a Kia acaba de divulgar que definiu dez tópicos de sustentabilidade obrigatórios que serão adotados em todas as suas linhas de modelos. Desse modo, a empresa fará sua parte para contribuir com o equilíbrio ecológico. Entre as metas da empresa estão a redução de emissões de carbono a curto prazo e a eliminação gradual do uso de couro.

Um material inovador que pode ser produzido por meio do uso de várias fontes renováveis (incluindo extrato de milho e cana de açúcar), os bioplásticos não apenas ajudam a diminuir a dependência de combustíveis fósseis, mas também oferece os benefícios adicionais de abastecimento diversificado e exposição reduzida a produtos químicos indesejados. Além de amigável ao meio ambiente, o bioplástico é versátil e durável e pode ser aplicado em diversos componentes dos carros.

Já o PCM (plástico de material pós-consumo) é composto de material reciclado de produtos existentes, em vez novos e “virgens”. Este processo tem vantagens que abrangem todo o ciclo de vida da produção. Primeiramente, reduz muito a quantidade de resíduos plásticos que acabam em aterros ou poluem o meio ambiente. Além disso, ajuda a conservar recursos não renováveis, reduzindo a necessidade de materiais virgens a serem usados na criação de novos produtos. O material foi incorporado ao novo Kia EV9.

A empresa ainda identificou, no biopoliuretano (PU), uma solução muito indicada, em vista de seu potencial para reduzir as emissões gerais de carbono e incorporar componentes à base de plantas. O Bio PU não oferece apenas uma alternativa sustentável, mas uma experiência de assento confortável. Ele pode ser encontrado nos bancos e revestimentos internos do novo Kia EV9.

SOLUÇÕES INOVADORAS

O polietileno tereftalato (PET) está entre os plásticos mais facilmente reciclados do mundo, tornando-o ideal para várias aplicações sustentáveis, desde garrafas de água até roupas. Resistente a impactos, é um tecido ideal para cobrir superfícies expostas no interior do veículo. A Kia deu um passo adiante ao usar fios reciclados para compor parcialmente seu tecido PET, garantindo sustentabilidade e durabilidade no interior do novo Kia EV9.

Da mesma forma, o carpete PET reciclado é uma solução amplamente utilizada pela empresa. O piso da cabine do novo Kia EV9, por exemplo, conta com carpetes feitos de PET reciclado e redes de pesca. Trata-se de uma solução que também ajuda a solucionar o problema das redes de pesca descartadas e perdidas que devastam a vida marinha em todo o mundo. Mais e 600.000 toneladas de equipamentos de pesca acabam nos oceanos todos os anos, resultando na morte de inúmeras criaturas marinhas. Ao capturar e reciclar redes de pesca, a Kia reduz o impacto que elas têm nos ecossistemas dos oceanos.

Com aplicações que vão desde equipamentos esportivos até isolamento de ônibus espaciais, a espuma de poliuretano (PU) é um material versátil feito com a ajuda de óleos naturais. A espuma Bio PU da Kia oferece a resiliência e flexibilidade do poliuretano padrão com um impacto reduzido para o planeta e pode ser encontrada nos encostos de cabeça do novo Kia EV9. Da mesma forma, a tinta ecológica Biotinta é utilizada nos painéis de botões das portas do modelo, minimizando o impacto ambiental sem comprometer a qualidade.

TINTA SEM BTX

A Kia tratou de forma proativa os efeitos ambientais nocivos associados ao uso da combinação de benzeno, tolueno e xileno (BTX), adotando uma solução sustentável: tintas sem BTX. Ao aplicar tintas sem BTX em seus modelos, a marca oferece a mesma proteção e acabamento de alta qualidade que os clientes esperam, ao mesmo tempo em que minimiza o uso de produtos químicos poluentes. Alinhado com o compromisso de sustentabilidade, o novo Kia EV9 apresenta um interior decorado com tintas sem BTX em quase toda a sua extensão, com exceção do painel de botões dos vidros das portas.

O fio de PET reciclado é usado para certas aplicações nas cabines dos modelos da Kia feitos de garrafas PET 100% recicladas. Entre suas diversas formas de utilização, o fio PET reciclado ocupa o lugar central na costura do assento, acrescentando uma camada extra de sustentabilidade ao design interior do EV9.

Por fim, o feltro de PET reciclado (produzido com garrafas PET recicladas) é macio e durável, qualidades fundamentais quando utilizado em um ambiente que pode ser empregado para transportar tudo, de malas a animais de estimação. Encontrado no porta-malas do novo Kia EV9, ele ainda oferece o benefício extra de garantir boa absorção acústica, reduzindo a transmissão do som da parte traseira do carro para o restante da cabine.

Essa e outras matéria interessantes estão na edição 207 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!