Da NAD, o C 700 V2 BluOS Streaming Amplifier é ideal para a atual era de streamings musicais.

Projetado para a era de streamings musicais, C 700 V2 BluOS Streaming Amplifier combina um áudio de alto desempenho com um design minimalista

A marca NAD (iniciais de “New Acoustic Dimension”) é considerada uma referência na fabricação de amplificadores desde o lançamento, em 1978, do seu primeiro produto: o integrado modelo 3020, que, mesmo com seus modestos 20W por canal e preço reduzido, chamou a atenção da crítica especializada internacional por sua qualidade de áudio surpreendente.

Como medida do seu sucesso, teve uma vendagem de bem mais de 1 milhão de unidades e foi considerado pela exigente revista americana The Absolute Sound como um dos dez amplificadores mais significativos de todos os tempos. Nos mais de 40 anos passados desde aquele lançamento, a NAD continuou a produzir amplificadores com o mais elevado desempenho, a exemplo do C 700 V2 BluOS Streaming Amplifier, um produto especialmente projetado para a atual era de streamings musicais.

ALTA RESOLUÇÃO

Por meio do seu avançado estágio de saída HybridDigital UcD, o C 700 V2 produz 2×80W de potência contínua e 2×120W de potência instantânea para uma reprodução livre de stress de grandes transientes musicais. O projeto de amplificação HybridDigital UcD da NAD é conhecido por seus níveis de ruído e distorção ultra reduzidos em toda a faixa de áudio, independentemente da impedância de carga das caixas acústicas, por mais baixa que seja. Isso resulta em uma grande liberdade na escolha do modelo de caixas a serem usadas.

Com seu design elegante e minimalista e os materiais de alta qualidade utilizados em sua construção, o C 700 V2 chama a atenção não somente por meio de nossa audição, mas, também, de nossos olhos. Ele está alojado em um gabinete sólido de alumínio, com um painel frontal de vidro e uma tela colorida de alta definição de 5” que exibe a capa do álbum, o andamento da reprodução dentro das faixas e as configurações do sistema. Por meio dos menus na tela, podemos ajustar as configurações do amplificador usando seu knob de controle e as teclas de navegação no painel frontal. Além disso, o C 700 V2 pode aprender comandos do controle remoto favorito do usuário.

Graças ao seu novo conversor DAC ESS Sabre ES9028 e sistema operacional BluOS integrado, o C 700 V2 oferece suporte para áudio em alta resolução de até 24 bits/192kHz e conta com plena capacidade de decodificação e renderização de fontes de áudio com MQA (Master Quality Authenticated). Por meio desses recursos, torna-se possível a audição de áudio sem perdas e em alta resolução de serviços de streaming como os da Tidal, Qobuz, Amazon Music Ultra HD e Deezer.

Além disso, mediante o uso de caixas acústicas amplificadas, como as modelos Pulse Flex 2i, Pulse Mini 2i e Pulse 2i da NAD, e do aplicativo BluOS, compatível com dispositivos iOS e Android e PCs Windows e Mac, a audição de música pode ser apreciada com surpreendente qualidade em vários ambientes de uma residência (até 63!), formando um sistema multiroom com todas as caixas reproduzindo a mesma fonte ou fontes diferentes, selecionadas por meio do aplicativo.

SOM COM SURROUND

O C 700 V2 também proporciona suporte para Spotify Connect e Tidal Connect para o controle da reprodução a partir dos aplicativos desses serviços, e Apple AirPlay 2, para streaming de músicas contidas em dispositivos Apple e bibliotecas do iTunes. Possui, também, Bluetooth aptX HD bidirecional, permitindo a transmissão de músicas para fones de ouvido sem fio e a recepção de áudio de outros dispositivos conectados.

Para sua conexão com fontes externas, o C 700 V2 conta com entrada Phono para cápsulas MM, entrada analógica RCA, assim como entradas digitais coaxial e óptica para conectar aparelhos como console de videogame, adaptador de mídia ou outras fontes, e entrada USB para conectar um pen drive ou HD com milhares de músicas. Oferece, ainda, entrada HDMI-eARC para sua conexão com uma TV com saída correspondente, o que permite que o volume do C 700 V2 seja ajustado pelo controle remoto da TV.

E, para complementar, além das saídas para caixas acústicas, o C 700 V2 possui uma saída para subwoofer. Por meio do aplicativo BluOS, é possível configurar os cortes de frequências de crossover, garantindo uma integração perfeita entre o subwoofer e as caixas acústicas principais. Mediante o acréscimo ao sistema de duas caixas acústicas amplificadas BluOS, como as Pulse da NAD, podemos formar um sistema completo de som com surround Dolby Digital de 4.1 canais.

Para aproveitar ao máximo essa capacidade de som com surround, o C 700 V2 permite opcionalmente a correção de problemas na acústica do ambiente onde as caixas acústicas e o subwoofer estão instalados. Para isso, basta adquirir e ativar uma licença Dirac Live e medir as condições acústicas do local com o uso de um microfone calibrado (vendido separadamente). Dessa forma, podemos desfrutar de músicas e filmes com graves perfeitamente ajustados e com uma melhoria geral na qualidade de som. Ainda, o C 700 V2 pode armazenar até cinco perfis Dirac para diferentes fontes, posições das poltronas e condições do ambiente.

Essa e outras matérias interessantes estão na edição 220 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!