Por Julia Prozzi, Gerente de Produtos de Áudio da Samsung Brasil
Este ano, os grandes eventos esportivos que serão televisionados para o mundo todo trarão mudanças importantes para o dia a dia das pessoas que não veem a hora de acompanhar as grandes partidas de seus times e seleções favoritas. O mais provável é que o espectador assine um novo serviço de streaming ou pacote de canais, enquanto outros se dedicarão a investir em uma nova TV, com mais polegadas e recursos que proporcionem qualidade de imagem superior. Nesse contexto, há um elemento central na experiência de entretenimento que, por vezes, passa em branco. Na decisão de compra, mas que, inevitavelmente, vêm à tona justamente nos momentos cruciais: a potência e a qualidade do som
Adicionemos a essa equação, feita na cabeça do consumidor, a crescente oferta de filmes, séries e shows em alta resolução, disponíveis por meio de um clique ou comando de voz. Além disso, há também o fator gamer, e sua crescente legião de fãs, que sempre buscam os melhores recursos tecnológicos para otimizar o desempenho de seus jogos. Para todos esses exemplos, a qualidade do áudio é fundamental para uma experiência imersiva sem igual, e, atualmente, não há nada que se compare ao que uma soundbar pode proporcionar.
Se antes as pessoas contavam apenas com o som da própria TV, hoje o desejo – e, mais do que isso, as possibilidades de escolha – do consumidor permitem-no dar um passo além para experimentar a energia e a vibração que apenas um sistema de som potente é capaz. Mesmo que a evolução tecnológica já dê às TVs modernas a capacidade de reproduzir áudio em excelente qualidade, é inegável o ganho de experiência sensorial que as soundbars trazem a qualquer conteúdo audiovisual. Além disso, alguns modelos conseguem sincronizar seus alto-falantes com o som da própria TV, para que funcionem juntos sem se anularem.
É claro que o consumidor pode optar por um Home Theater. Mas, se hoje existem consumidores que preferem esse tipo de equipamento é porque desconhecem o real potencial das soundbars, em todos os sentidos. Vistas como a evolução natural desses aparelhos de áudio, as soundbars podem se tornar o hub de entretenimento sonoro de casa e o carro-chefe nas reuniões e festas, conectando-se facilmente ao smartphone e à TV para reproduzir músicas e vídeos dos principais tocadores de preferência do usuário. Não é exagero dizer que as soundbars podem substituir os rádios e aparelhos de som tradicionais em ambientes fechados, como nas salas de estar e nos quartos.
Compactas, as soundbars também representam uma evolução em termos de design, já que são desenhadas em formatos discretos e elegantes para combinar com absolutamente qualquer decoração. Em modelos específicos, a barra de som vem acompanhada de um subwoofer, capaz de reproduzir sons graves de forma cristalina e em alta qualidade, sem a necessidade de conectar cabos e fios. É um ganho considerável para o usuário, que não precisa se desdobrar para instalar vários alto-falantes. Além disso, há uma vantagem para o ambiente, que não sofre praticamente nenhuma alteração, fora o posicionamento da barra próxima à TV de um jeito fácil.
Para as fabricantes compromissadas em desenvolver e oferecer produtos inovadores aos consumidores, o objetivo final é facilitar o dia a dia das pessoas, proporcionando mais qualidade e acesso a recursos tecnológicos por meio de soluções viáveis e fáceis de implementar. Com usabilidade intuitiva, conectividade com outros aparelhos eletrônicos e funções que vão além da reprodução do que está passando na TV, as soundbars traduzem esse objetivo, aprimorando-se a cada nova versão para levar a qualidade do som sempre um passo adiante.