Recursos inteligentes de decoração trazem mais praticidade e organização às vidas dos moradores
Fotos Kadu Lopes
A compactação dos imóveis parece ser uma tendência irreversível da arquitetura. Mais adequados aos grandes centros e às rotinas contemporâneas das pessoas, os apartamentos e casas atuais permitem conciliar o cotidiano agitado com um ambiente prático e confortável.
O que nem todos sabem é que é possível tornar esses espaços muito mais confortáveis e agradáveis com uma “ajudinha” dos profissionais das áreas de arquitetura e decoração, que têm ótimas dicas para valorizar espaços.
A arquiteta Ana Rozenblit (responsável pelo escritório Spaço Interior), por exemplo, conhece técnicas e soluções práticas e eficientes para delimitar os ambientes com recursos criativos e muito estilosos.
DEMANDAS
Muitas são as demandas que precisam ser atendidas em apartamentos pequenos e, em muitos casos, a área de serviço é esquecida. Desse modo, não oferecem uma estrutura propícia para a realização das atividades domésticas. Nesse contexto, encontrar um local para acomodar os eletrodomésticos, como a máquina de lava e seca, torna-se um desafio para os profissionais de arquitetura de interiores.
“Sempre estudamos o posicionamento da lavanderia em um local prático e integrado aos demais ambientes, mas, ao mesmo tempo, sem deixar a estrutura visível no apartamento”, afirma Ana Rozenblit.
FUNCIONALIDADE NO DIA-A-DIA
Para um projeto de apartamento compacto, com 68m², a arquiteta alocou a área de serviços entre a cozinha e a sala de estar. Tudo isso, por meio de um armário embutido, na cor azul, mesmo tom usado para a marcenaria da cozinha. O recurso criou uma unidade estética, bem como atendeu aos pedidos da moradora, que queria um décor descontraído e criativo.
Um móvel oculta uma pequena área de serviço com máquina de lavar, pia e espaço para o armazenamento de itens práticos como baldes, panos e o varal de chão. Assim, o apartamento fica organizado e a estrutura segue funcional para o dia a dia. “Além da utilização do mobiliário e de armários para acomodar a área social, o espaço pode ser delimitado com outros artifícios, como portas de correr e divisórias de drywall, PVC ou outro material de revestimento”, detalha a arquiteta.
PORTAS MIMETIZADAS
Outro recurso que conquistou o público e vem se expandindo nos projetos de interiores é a utilização de portas mimetizadas. Através da utilização de um revestimento de mesmo material, a porta, que leva a um determinado cômodo, fica disfarçada e se torna homogênea ao restante da parede.
Maçanetas e dobradiças discretas complementam o recurso, deixando a porta com acabamento ainda mais discreto. A utilização das portas mimetizadas é uma ótima alternativa para a entrada em ambientes mais privativos, como lavabos e dormitórios.
MARCENARIA
As inúmeras potencialidades da madeira também podem ser exploradas para conceber ambientes que propiciem a compartimentação e separação de áreas e ambientes. Por meio da marcenaria, a madeira se torna uma massa moldável que pode assumir diversas formas, seja através de portas, mobiliários ou por meio do efeito de brises e cobogós.
Essa e outras matérias interessantes estão na edição 211 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!