Arquiteta da habitissimo mostra soluções interessantes

Em tempos de pandemia, reunir praticidade e conforto se tornou uma necessidade comum na decoração dos ambientes

Quais são as cores, materiais e conceitos que vão ditar o segmento de decoração em 2021? Segundo especialistas da área, a madeira, os tons de cinza e amarelo e soluções em móveis que estimulam a produtividade e o conforto estão com tudo este ano.

É claro que muitas dessas tendências têm a ver com o momento pelo qual passa a sociedade. O isolamento social e o trabalho remoto, por exemplo, criaram a necessidade de se adaptar o ambiente da casa para as atividades profissionais, assim como o uso de determinadas cores pode ter um efeito benéfico em nossa autoestima.

Os tons do momento

Segundo a arquiteta Vivian Brondi, da habitissimo (solução online para quem oferece e busca serviços em áreas da construção civil), funcionalidade e minimalismo ganham destaque em projetos recentes, algo que ela constatou a partir das preferências de seus próprios clientes.

O protagonismo da permanência em casa e da ausência dos escritórios tendem a nortear a rotina das pessoas de forma temporária ou até definitiva, e influenciam diretamente nas mudanças e melhorias na decoração dos ambientes residenciais.

No que se refere às cores do momento, o cinza e o amarelo estão em alta, segundo a Pantone. Trata-se de uma composição que enche os ambientes de personalidade, ao mesmo tempo em que remete à resistência e à alegria.

E o mais bacana é que o uso desses tons é bastante versátil – a dupla de cores combina com qualquer ambiente, o que inclui os escritórios. Nesse caso, a dica de Vivian Brondi é apostar em um tampo de mesa cinza e em cadeiras com estofados amarelos. A composição fica ainda melhor se você incluir armários cinzas no conjunto da decoração.

Nos ambientes residenciais, as cores também podem ter um efeito incrível. Inclusive, nessas circunstâncias, você pode até ousar um pouco mais, optando por móveis de cozinha em cinza e puxadores ou detalhes em amarelo. Na sala, vale misturar as almofadas nos dois tons, que também combinam bem com cores mais neutras. E em qualquer ambiente, papéis de parede com essas tonalidade são uma solução bem-vinda.

Um toque de cor

Tetos coloridos são outra tendência que ganha força em 2021. Os tons neutros brancos e off white passaram a exigir uma sintonia com cores vivas e, quando somadas a uma parede com a mesma cor do teto, compondo com paredes neutras, dão ao ambiente uma impressão de maior amplitude. Da mesma forma, objetos em marcenaria colorida são muito indicados para a composição dos espaços.

O estilo retrô predomina e destaca-se pelo uso do azul índigo e petróleo, mostarda, marsala, berinjela e laranja. Uma alternativa interessante é o uso de laminado melamínico, um material de alta pressão aplicado sobre placas de compensado, produzido tradicionalmente em MDF, para revestir peças de marcenarias.

Com um apelo eterno, a madeira se mantém esteticamente relevante este ano, dando um toque de aconchego aos ambientes. Ela pode estar presente no piso ou nos móveis e é compatível com os mais variados estilos, incluindo o industrial, o clássico, o minimalista e o rústico.

Uma vez que muita gente passou a trabalhar em casa, adaptar a residência à rotina profissional tornou-se uma necessidade moderna. Para este fim, o home office na cabeceira da cama pode ser uma solução e tanto na hora de criar um cantinho de trabalho em sua casa ou apartamento.

A parte traseira da cabeceira da cama pode ser moldada para receber uma escrivaninha, com a função de apoio e instalação de pontos de energia. A iluminação é um dos itens mais importantes, já que o local ficará ainda mais confortável. Este ano, as luminárias geométricas estão em evidência. Lindas, elas ainda deixam os ambientes mais funcionais.

Sofá bilateral

Também conhecido como “sofá ilha”, o sofá bilateral pode ser usado para dividir ambientes de forma charmosa. O visual moderno pode ser apreciado quando visto de diversos ângulos, especialmente de cima.

Com ele, diferentes cômodos, como sala de estar e visita, ganham em fluidez, espaço e conforto. Só evite usar o móvel em espaços pequenos, para não comprometer a circulação dentro do ambiente.

Por fim, uma boa pedida para personalizar o visual de uma sala, quarto ou escritório é decorá-los com imagens captadas por fotógrafos profissionais. Devidamente enquadradas, elas combinam tanto com espaços residenciais quanto corporativos. Uma dica é que os temas das fotos sejam locais do mundo que você, um dia, pretende conhecer.

Desse modo, o sonho de visitá-los estará sempre pertinho de você, inspirando o seu dia-a-dia.