É possível ter mais conforto em dias quentes apelando para truques simples, como mudar a decoração e adicionar um toque de verde aos ambientes
Em 2022, o Verão chegou com tudo. E as altas temperaturas têm feito as pessoas pensarem em todo tipo de solução para terem um pouco mais de conforto térmico em suas casas. Além dos ventiladores e condicionadores de ar, há alguns pequenos truques que podem proporcionar uma sensação de maior frescor em dias quentes. E o melhor de tudo é que não exigem grandes investimentos para serem viabilizadas.
Cristina Cardoso, arquiteta dos apartamentos decorados da Yticon (construtora do Grupo A.Yoshii) lista algumas dessas soluções – que, além de econômicas, são extremamente práticas.
Tecidos leves
O uso de cortinas é a primeira sugestão da lista. Nas paredes e fachadas em que o sol incide mais forte (por exemplo, nas faces leste e oeste), cortinas de tecidos leves ou telas solares (que costumam ser confeccionadas em material sintético, mas possuem “furinhos”) podem filtrar a irradiação solar. Os furinhos permitem que o ar continue a circular pelo ambiente, ao mesmo tempo em que os raios solares são barrados.
Em fachadas de vidro voltadas para o lado que recebe sol de verão diretamente, por sua vez, a sugestão da especialista é apostar em películas que filtrem os raios solares e reflitam parte do calor. “Nesse caso, haverá alteração visual na fachada, por isso, a importância do acompanhamento de um profissional”, complementa Cristina, destacando que, em alguns condomínios, é preciso consultar o regimento interno para essa alteração.
Na hora de escolher as cortinas, dê preferência aos tecidos leves, naturais e de cores claras. “Além da função de filtros solares, essas cortinas passam a sensação de ambiente mais arejado e fresco”, diz a especialista. “Contudo, isso também vale para sofás, tapetes, almofadas e demais elementos com superfícies estofadas.”
Algodão, sarja, linho e outros tecidos naturais combinam melhor com locais mais quentes, além de serem mais agradáveis ao toque do que os materiais sintéticos. Cristina ainda aconselha investir em cores mais frias e tons claros, como branco, cinza claro, azul, verde.
Plantas naturais
Um toque de verde é outra providência que pode ser tomada para dar um clima mais fresquinho à casa. Nas áreas internas ou externas, as plantas naturais ajudam a renovar o ar, mantém a umidade e ainda perfumam os ambientes. Segundo Cristina, nas varandas, a dica é apostar em vasos de diferentes alturas, preferencialmente feitos de cerâmica, que mantêm por mais tempo a umidade da terra, ajudam a filtrar o sol e levam frescor para dentro de qualquer lugar. Até o perfume das plantas pode ser realçado por meio de aromatizadores.
Também vale a pena fazer pequenas mudanças na decoração durante o verão. Mantas de tricô e pelegos podem ser substituídos pelo algodão, com estampas floridas e suaves. “Com criatividade, é possível transformar a casa de acordo com a temporada sem gastar muito”, prossegue a arquiteta. Outra recomendação é substituir ou retirar os tapetes do cômodo para deixar o piso mais arejado.
“Seja porcelanato, vinílico ou laminado de madeira, pode-se colocar tapetes menores, de tecidos mais finos e naturais para que o ambiente fique mais aconchegante”, afirma Cristina. Ainda é possível investir em objetos com design, material e cores mais suaves, como vidro, ou aplicar novas pinturas e revestimentos frios nas paredes (como pastilha de porcelana, cerâmica e porcelanato). No que se refere à iluminação, tente priorizar o uso da luz natural e, como alternativa a ela, lâmpadas de LED de cores neutras, que emitem menos calor.
Mude seus hábitos
Se você não tiver aparelho de ar condicionado ou ventiladores em casa, deixe que a ventilação natural areje os ambientes o máximo possível deixando portas e janelas abertas. Deixar espaços livres e desobstruídos são essenciais para que uma simples brisa de fim de tarde leve embora o ar pesado e traga renovação e frescor para dentro de casa. “Para isso é importante que todas as portas e janelas que dão acesso ao exterior sejam ao menos parcialmente abertas, principalmente as que possuem a face voltada para norte e sul, onde a incidência de sol é mínima”, acrescenta a especialista.
Por fim, cultive certos hábitos que ajudam a tornar o Verão mais suportável, como andar descalço pela casa e sempre manter o suprimento de água gelada em dia. Além disso, use e abuse da conveniência das varandas e jardins, que são refúgios muito confortáveis nessa época do ano.