Roteadores Gigabit entregam maior largura de banda

A Interface Gigabit é mais moderna e eficaz que a Fast Ethernet, padrão popular, que chega à 100Mpbs

O Brasil é um dos países que mais consomem internet. Para se ter uma ideia do quanto a tecnologia é popular por aqui, um levantamento recente feito pela plataforma americana Hootsuite aferiu que o país possui cerca de 80% da população acima de 10 anos conectada à rede. Em vista disso, é cada vez maior a demanda por soluções que assegurem aos brasileiros uma conexão de alta performance, capaz de atender às muitas demandas.

E uma forma de conseguir isso é adotar roteadores Gigabit, que entregam maior largura de banda para troca de dados entre dispositivos. Desse modo, é possível obter muito mais desempenho na hora de jogar online, consumir conteúdos nas plataformas de streaming e fazer downloads de arquivos.

Supervelocidade

A Interface Gigabit (também conhecida como GbE ou 1 GigE) é uma tecnologia que proporciona velocidades dez vezes mais rápida, com transferência que pode atingir cerca de 1Gb por segundo. Em comparativo, ela é mais moderna e eficaz que a Fast Ethernet, padrão popular, que chega à 100Mpbs.

Segundo Fabio Appel, coordenador de produtos da TP-Link (empresa líder em conectividade), os aparelhos mais atuais suportam essa tecnologia, que pode ser utilizada por aqueles que demandam grande largura de banda residencial.

“Roteadores Gigabit possuem porta Ethernet de até 1000mbps, ideal para assinantes de planos de internet via fibra, e também para gamers e streamers que fazem grandes downloads e uploads de arquivos na nuvem”, complementa Appel. O especialista lembra que roteadores tradicionais, ao se conectarem em redes que possuem taxas elevadas como as de fibra óptica, podem perder desempenho, tendo em vista que padrões mais antigos possuem configurações que se limitam a conexões de baixa e média velocidade.

Máxima experiência

Assim, para desfrutar de todo o potencial oferecido pela rede, é necessário contar com aparelhos que disponham de sistemas de última geração, como a compatibilidade com rede Gigabit, Wi-Fi 6 e Dual Band, que utilizam as frequências 2,4Ghz e 5Ghz. “Além disso, para ambientes com múltiplos usuários simultâneos, o MU-MIMO garante estabilidade mesmo com diversos dispositivos interligados ao mesmo tempo”, observa o coordenador de produtos.

O executivo da TP-Link acrescenta que, para quem tem ou pretende adquirir pacotes de internet mais robustos, é fundamental dispor de roteadores sofisticados, que irão possibilitar maior fluidez e qualidade durante a navegação. 

“Dispositivos Gigabit são indicados para quem quer ter uma experiência de conexão ao máximo”, explica Appel. “Aparelhos comuns costumam causar lentidão em determinadas situações, ainda que se tenha Internet estável. Com a versão gigabit, que atinge até 1Gb/s, o potencial de rede garante agilidade, mesmo durante o uso mais complexo, como transmissões com qualidade 4K e partidas on-line, sem problemas de atraso e os famosos lags.”