ROBÔS NAS UNIVERSIDADES

0
Foto: (Por Phonlamai Photo/ Créditos: Shutterstock.com)

Em um mundo digital, os robôs ganham cada vez mais espaço e já são até parte do conteúdo didático em cursos universitários

Falar de robôs definitivamente está em alta. Atualmente, as invenções tecnológicas e com inteligência artificial têm ganhado às telas de cinema, clipes musicais, séries de TV e até se transformando conteúdo de pesquisa e criação em instituições de ensino.

Para você ter uma ideia, tem até faculdade criando competição para projetos desenvolvidos por alunos. Este é o caso da tradicional Universidade Presbiteriana Mackenzie, que criou um campeonato para os universitários do curso de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia.

Desenvolvido por alunos e professores, o objetivo da competição é estimular o interesse dos universitários do curso à área de Automação e Robótica, além de desenvolver neles o raciocínio e a aptidão por programação.

No campeonato, os robôs foram programados para possuírem     acionamentos e sensores de forma semelhante aos robôs industriais, tendo grande flexibilidade na programação. Os competidores programaram os seus robôs para se movimentarem em uma pista com obstáculos diversos. Foram declaradas vencedoras, as equipes que obtiverem a maior pontuação nas tarefas propostas para os robôs.

E detalhe: a competição faz parte do conteúdo programático do curso, pois, a partir deste semestre, o evento foi transformado em “Projeto Integrador da Engenharia Elétrica”. Além do campeonato, o espaço é aberto ao público com palestras gratuitas sobre a tecnologia.