REVESTIMENTOS PARA PAREDES: ACERTE NA ESCOLHA

0
Foto: (Divulgação)

Arquiteta dá dicas para vestir as paredes com personalidade, usando alternativas que vão muito além da pintura

Falou em decoração, o revestimento certo para a parede é sempre um assunto que gera muitas dúvidas. De acordo com a arquiteta Denise Barreto, as paredes podem ganhar soluções bastante exclusivas, muito além da pintura. A escolha mais adequada do revestimento é essencial para imprimir personalidade à decoração dos ambientes.

“Vestir as paredes de um espaço não só garante aconchego como traz sofisticação e modernidade graças à infinidade de opções de materiais, cores e texturas”, comenta a arquiteta, do escritório Denise Barreto.

Neste quesito, para quem quer deixar o ambiente com um tom mais natural, Denise indica que cobrir as paredes com painéis de madeira, torna o ambiente elegante e traz para dentro de casa um pouco de natureza. Segundo ela, atualmente há painéis de MDF vendidos prontos para instalar, alternativa prática para revestir os espaços.

A profissional ainda ressalta os papéis de parede, de acordo com ela, eles estão em alta e, além de seu lugar original, podem decorar também o teto. Algumas vantagens do material é a aplicação prática e sem sujeira, assim como a facilidade de limpeza e durabilidade, se comparado à tinta.

Outra alternativa indicada pela arquiteta são as “boiseries”, revestimentos criados na França, e típicos dos séculos 17 e 18, que caíram no gosto dos brasileiros nos últimos tempos. Elas consistem em emoldurar as paredes com painéis de madeira em relevo, adicionando elegância ao ambiente.

Para trazer ainda mais opções, Denise fala sobre o mármore, ela explica que, assim como as pedras em geral, é um revestimento que também traz bastante sofisticação. “Adotar o material em paredes é uma forma de trazer o novo a um projeto, repropor o material tão conhecido de outra forma”, sugere.

Outro ponto lembrado pela arquiteta, quando o assunto são revestimentos, é o mármore, assim como as pedras em geral, é um revestimento que também traz bastante sofisticação. “Adotar o material em paredes é uma forma de trazer o novo a um projeto, repropor o material tão conhecido de outra forma”, orienta.

E quanto às combinações, a arquiteta lembra que o revestimento de parede não pode ser escolhido separadamente. De acordo com ela, é preciso criar uma composição com o piso e com outros acabamentos, como às portas, por exemplo, pois são elementos que ajudam a definir a atmosfera e o astral dos espaços.

E completa ainda fazendo uma observação sobre a questão da iluminação. “Tão importante quanto eleger o produto que vai cobrir a parede é caprichar no projeto de iluminação. A luz é capaz de realçar a textura do material e pode trazer um efeito dramático para o local”, orienta. “É bom saber do poder que tem um revestimento bem escolhido, mas que a composição do conjunto faz toda a diferença em um projeto de decoração”,  complementa.

E, para finalizar, orienta que a escolha do revestimento também deve considerar outros aspectos, como durabilidade, manutenção descomplicada e qualidade. “Sem se esquecer de algo importantíssimo, que é dar preferência aos produtos e especificadores focados em sustentabilidade”, encerra.