Bela propriedade de veraneio ganhou ares muito elegantes e uma alta dose de personalidade.

Projeto para casa de veraneio assinado pela arquiteta Patricia Penna se destaca pelo bom gosto e a personalidade

Por Redação Fotos Leandro Moraes

Localizada em um condomínio à beira-mar, no litoral norte paulista, essa bela propriedade de veraneio ganhou ares muito elegantes e uma alta dose de personalidade, graças a um projeto impecável da arquiteta Patricia Penna. Ao definir o visual da casa, a profissional apostou em elementos calorosos, soluções tecnológicas, além de combinar o clássico e o moderno em uma equação harmoniosa.

O imóvel, que tem mais de 800m², é o refúgio de férias de uma família que adora receber convidados e confraternizar com pessoas queridas. Um desejo dos proprietários era o de que a residência fosse muito confortável e tivesse ambientes “generosos”.

A partir dessa premissa, a integração das áreas social e de lazer se mostrou como solução natural. Sofás de diferentes tipologias compõem o living de pé direito duplo, com atenção especial para os sofás de ilha, que permitem integração 365º com o ambiente (deitado ou sentado).

SALA DE TV

No ambiente de estar, ganham protagonismo pendentes de fibras naturais e uma canoa do tipo “canadense”, todos artesanais. Ainda, três mesas atendem ao grande ambiente multiuso (duas redondas e uma retangular de madeira, permitindo que até 23 pessoas acomodem-se confortavelmente). O resultado é uma cozinha que evoca o “receber” com charme, praticidade e personalidade.

Integrada à marcenaria do living, a adega climatizada (que comporta 250 garrafas) era outra demanda dos proprietários da casa. O revestimento externo do móvel é em lâmina natural de madeira, em um tom e acabamento semelhantes à madeira usadas nas paredes do mesmo espaço. Outro trunfo do living do pé-direito duplo, além da integração do interno/externo, por meio das portas de correr de 7m, é a integração dos setores internos.

É claro que, em uma residência de veraneio, não poderia faltar um ambiente de home theater caprichado. A sala de TV foi instalada no térreo e ganhou um sofá muito confortável e de profundidade maior que o convencional, confeccionado em linho natural. Além disso, parte das almofadas é de plumas de ganso. Tanto a madeira que reveste o forro quanto a parede de travertino escovado nacional dão ao ambiente uma dose extra de conforto.

Para assegurar um maior conforto térmico dentro da residência, as paredes de maior incidência solar foram executadas com blocos tipo “Siporex” (blocos de concreto celular), que contribuem para o isolamento térmico. Além disso, um mesmo porcelanato, de grande formato, reveste o piso interno da casa. O material, apesar de ter inércia térmica relativamente alta, por não ficar exposto à insolação direta, mantém-se sempre resfriado. Por fim, as janelas e portas externas dos quartos e home theater contam com telas mosquiteiro.

ÁREA ÍNTIMA

Já que os donos da propriedade costumam receber muitas vistas, o projeto dos dormitórios seguiu padrões de hotelaria. Não há armários ou guarda-roupas no quarto de hóspedes, onde reinam os cabideiros abertos e prateleiras. Ainda, os quatro dormitórios de hóspedes contam com uma base neutra, décor elegante com variação no papel de parede de quarto para quarto.

O quarto do casal, por sua vez, foi equipado com um guarda-roupa com portas, onde a fibra natural brilha, junto da pintura tipo “laca”. A fibra natural também aparece na cabeceira da cama. Executada em trama de “malacca”, sua forma sinuosa remete às ondas do mar e ratificam o mood de conforto, do quarto. A gaze de linho arremata o conjunto, permitindo leve translucidez durante o dia e, de noite, associada à persiana técnica, assegura que nenhuma luminosidade invada o quarto. A sala de banho master conta com bancada e nichos executados no mesmo porcelanato, de toque texturizado.

Complementando um projeto impecável, a área de lazer da propriedade ganhou atenção especial da arquiteta Patricia Penna. Ali, a lâmina sintetizada foi utilizada como revestimento de piso, garantindo muita resistência. Além da piscina, a área externa foi incrementada com um gazebo e uma quadra de beach tennis, outro elemento que garante a diversão dos convidados.

Essa e outras matérias interessantes estão na edição 215 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!