Horizontais ou verticais, os quadros combinam com todos os espaços e trazem elegância à decoração
Na hora de reformular o décor de um ambiente com o máximo de praticidade, poucos itens são tão eficazes como os quadros. Disponíveis nos mais variados estilos e tamanhos, eles combinam com todo tipo de espaço – desde um living aos cômodos da área íntima, como quartos, banheiros e escritório. Até nos corredores eles podem fazer a diferença, imprimindo uma dose de personalidade ao local sem interferir na circulação.
Como se vê, os quadros são alternativas bastante versáteis para dar um up nos cômodos. Mas é necessário critério na hora de escolher as peças. Antes de bater o martelo, analise o ambiente como um todo e aposte em produtos que harmonizem com o restante da decoração.
Ambientes clássicos e modernos
Lívia Chervezan, coordenadora de mercado de decoração da Telhanorte, observa que, se o ambiente for clássico, peças cleans ou com estampas florais são uma boa escolha. “Para ambientes modernos, é possível investir nos objetos preto e branco ou com desenhos geométricos”, prossegue a especialista. “Já para quem é adepto ao estilo tropical chic, quadros coloridos ou com estampas divertidas caem como uma luva.”
Outra boa notícia para quem deseja recorrer aos quadros para renovar o visual de um ambiente é que não é necessariamente obrigatório furar as paredes para instalá-los. Nas lojas especializadas, há várias opções de fitas colantes que substituem os pregos e parafusos na hora de fixá-los à parede. Por outro lado, como destaca Lívia Chervezan, apoiar os quadros em móveis, pisos ou prateleiras também possibilita uma composição diferente e, ao mesmo tempo, sofisticada ao espaço.
Altura ideal
A recomendação é que os quadros sejam pendurados na parede a 1,60m do chão até o centro da peça. Assim, as pessoas conseguirão admirar as obras de uma maneira mais confortável. Outra dica da especialista é mesclar o estilo dos quadros, que podem ter molduras e tamanhos diferentes. Isso dá uma pegada mais interessante ao ambiente.
Por fim, para uma apreciação estética das peças ainda mais eficaz, a indicação é que os quadros estejam alinhados pelo centro. Dessa forma, mesmo que tenham tamanhos diferentes, eles poderão ser pendurados de forma proporcional. Já se os quadros tiverem o mesmo tamanho e forem todos verticais ou horizontais, Lívia aconselha que sejam dispostos lado a lado.