Projetos inteligentes pode ser até de automação em uma embarcação.

Você não terá uma “Casa Inteligente” simplesmente instalando nela um sistema de automação

Por José Assunção Rodrigues Junior Fotos Shutterstock.com

Depois de muitos anos atuando no mercado de automação residencial, um dos projetos mais interessantes em que trabalhei foi um relacionado à automação de uma embarcação de 100 pés, construída no Brasil para um cliente europeu.

O iate tinha uma estrutura luxuosa e contava com os equipamentos mais modernos do momento. Havia a necessidade de integração de todos os sistemas elétricos monitorados e gerenciados pela automação. O desafio foi utilizar o produto mais adequado para as condições agressivas do ambiente onde seria instalado.

A resistência e a robustez foram os fatores mais importantes para a escolha do melhor sistema. Automações e comunicação interna integrada com segurança eletrônica eram os objetivos principais, porém, a estética também foi um fator decisivo. Os dispositivos deveriam se integrar aos ambientes, com discrição e acabamentos e cores compatíveis.

O projeto de automação foi desenvolvido e instalado com ótimos resultados e a satisfação do cliente, e um excelente aprendizado que originou outros projetos com características semelhantes. O resultado do projeto foi uma das maravilhas da engenharia e da arquitetura náutica, pensada e construída para o conforto e a segurança dos usuários. Um produto de qualidade internacional construído no Brasil, comparado aos melhores do mundo.

TECNOLOGIA ECLÉTICA

Este relato mostra que a automação residencial não serve somente para residências, deve ser utilizada em todos os espaços onde as pessoas vivem, trabalham e se divertem. O sistema não serve apenas para acender e apagar as luzes por aplicativo ou por comando de voz.

Um dos grandes problemas que precisamos vencer é a falta do desenvolvimento do conceito em projetos de construção, principalmente residenciais e prediais. Apesar da tecnologia disponível, a grande maioria não conhece as vantagens que um sistema de automação pode proporcionar ao cotidiano de um empreendimento.

A imagens de “Smart Homes” ou “Casas Inteligentes” ajudam a imaginar uma coisa desnecessária e cara – afinal, uma casa “burra” funciona do mesmo jeito, e já estamos acostumados com ela. Lembrando que você não terá uma “Casa Inteligente” instalando nela um sistema de automação. Inteligência é uma qualidade humana, mas uma casa pode ser ter os melhores recursos da tecnologia e o melhor desempeno energético quando é projetada e construída para este fim.

Tudo parte de um “Projeto Inteligente”, em que o espaço é visto como ambiente onde arquitetura e instalações se tornam um único corpo, um sistema orgânico e integrado. Um ambiente no qual conforto e segurança trabalham junto com a estética para tornar os espaços convidativos, estimulantes e produtivos.

Essa e outras matérias interessantes estão na edição 205 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!