Linda e ousada, decoração criada pelo arquiteto Daniel Kroth faz referência às regiões litorâneas da Espanha, Itália, Grécia, Turquia e norte da África
Nada como uma casa na praia para fugir dos problemas cotidianos e se reconectar com a natureza. E tudo fica ainda melhor com um projeto de decoração criativo e sofisticado, que agrade os olhos e traduza fielmente o clima despojado e tranquilo da vida no litoral. Isto define o décor de muito bom gosto idealizado pelo arquiteto gaúcho Daniel Kroth para uma residência praiana que esbanja charme e conforto.
Na composição dos ambientes, foram utilizados porcelanatos lançados este ano pela Ceusa, marca do Grupo Duratex especializada em revestimentos cerâmicos cujos produtos primam pelo design. O estilo da decoração concebida por Kroth faz referência às regiões litorâneas da Espanha, Itália, Grécia, Turquia e norte da África, com uso de revestimentos leves, cores neutras que remetem à natureza e materiais naturais (como madeira, vime, pedras e vegetação).
Escama de peixe
A vista para o mar é um aspecto que costuma ser destacado em tais projetos, que tendem a possuir grandes aberturas e terraços. O conceito, aqui, se manifesta nas janelas de vidro e em espelhos em grandes formatos que comunicam uma ideia de amplitude.
O revestimento Adega foi utilizado no piso de todos os ambientes da suíte, conferindo ao cômodo uma agradável sensação de acolhimento proporcionada pela madeira. As peças fazem movimentos lineares e cruzados, com leves marcações, como um trabalho manual. Seus relevos reforçam o conceito de uma madeira com personalidade. Ao apostar em uma composição diferente, em formato de escama de peixe, Kroth agregou mais um elemento litorâneo ao espaço.
Já as peças decorativas do quarto possuem tons claros e madeira, que dialogam com o porcelanato, assim como as telas e detalhes em palha do closet.
Ponto de equilíbrio
A visão criativa e ousada do arquiteto se estende ao banheiro, guarnecido com uma banheira posicionada em frente à parede de vidro e com vista para a praia. No revestimento das paredes, Kroth apostou em peças marmorizadas da linha Chakra, inspirada no quartzo (o segundo mineral mais abundante da Terra), conhecido popularmente por afastar energias negativas e atrair forças vitais. Nas duchas do casal, o arquiteto criou dois painéis com o porcelanato em megaformato. A zenital confere o toque final à área do box.
“É possível até tomar banho olhando as estrelas e o mar por meio dessa iluminação indireta”, observa o autor do projeto. Ainda segundo o arquiteto, esse desafio proposto pela Ceusa foi inspirador. “Achamos o ponto exato do equilíbrio para uma casa de praia”, avalia o profissional. “Tenho certeza que o projeto também vai inspirar muita gente em suas criações”.
Vale lembrar que, em uma segunda proposta, o arquiteto mostrou como os revestimentos podem mudar radicalmente a aparência dos espaços de uma residência. Para comprovar este ponto, o profissional revestiu o mesmo espaço com o porcelanato Lua no pavimento e o Metal Garden GN foi utilizado nas paredes.