Ainda que 2020 tenha sido difícil para todos, receber o novo ano com boas energias é fundamental. Aprenda como preparar a casa para a virada com dicas simples
Fotos Mel Maldonado e Congerdesign – Pixabay
Para entrar no novo ano com o pé direito, “é preciso vibrar a energia positiva, que faz acreditar que tudo será diferente e melhor”, diz a arquiteta Fernanda Ferreira. Tudo o que dá o sentido para receber o novo ciclo, ainda mais diante do que foi 2020. Preparar a casa e fazer dela o lugar que emana essa boa energia, um canto acolhedor para o ano que vai nascer, nas palavras da profissional, é simples, não precisa de muito. “Este ano a celebração será especial, em casa, entre os nossos, entre aqueles que realmente importam.”
Para a noite da virada, uma dica é criar cenários de luz. “Você pode lançar mão de velas, cordões de mini lâmpadas espalhados na varanda ou no quintal. Abajures ou pendentes sobre o aparador e a mesa de jantar também são ótimos recursos para conceber essas cenas, que encantam pela simplicidade”, ensina Fernanda.
Visual caprichado
Para compor a mesa, a hora é de caprichar. A arquiteta indica uma toalha branca e, no centro, intercalar suculentas com velas de diferentes alturas, e bolas prateadas ou douradas da árvore de Natal, formando um maciço verde cheio de luz e brilho. “Ah, não tenho bolas de Natal… Não tem problema. Faça você mesmo, com bolas de isopor, cola e brocados. Ah, não tenho toalha branca… Não tem problema. Estenda um lençol sobre a mesa e crie seu arranjo com as plantas, velas e bolas prateadas ou douradas”, recomenda a arquiteta.
Aplicar um aromatizador no ambiente é mais uma ideia. Fernanda indica a essência de lavanda ou qualquer outra que traga conforto e combine com a personalidade e as preferências dos moradores e convidados. “Vale também uma vela aromatizada. A decoração pode ser simples, mas tem que ter alma”, pontua.
Plantas são elementos que imprimem uma sensação de acolhimento e aconchego no espaço. Na elaboração da casa para o réveillon, não podem faltar. “Traga o verde para dentro de casa. Mas não se esqueça de que plantas precisam de luz e ar. Dispor vasos de diferentes tamanhos, com plantas de diferentes texturas e cores, traz vida aos ambientes”, acrescenta a profissional.
Boas energias
Quando o assunto é renovar a energia do lar, é essencial fazer uma boa limpeza e organizar o que está fora do lugar. Caixas organizadoras, algumas prateleiras e ganchos são úteis para essa arrumação, acrescenta Fernanda Ferreira. “Uma dica é setorizar pequenos objetos, livros, coleções, souvenires de viagem. Dispor esses objetos de forma setorizada em uma estante, por exemplo, traz conforto visual e uma sensação de ordem.”
Descartar o desnecessário, aquilo que não tem mais utilidade, e está em bom estado, pode servir para compor os ambientes de outras famílias, reforça a arquiteta. “O que não está em bom estado e está sobrando é lixo. Então descarte, mas com responsabilidade”, orienta. “O importante é começar o Ano Novo com boas vibrações”, conclui.