Na medida para quem busca produtos diferenciados, caixas acústicas 801 e 805 Signature, da Bowers & Wilkins, esbanjam desempenho
A designação Signature vem sendo usada há mais de 30 anos pela Bowers & Wilkins para identificar modelos baseados em produtos de excepcional desempenho já existentes, mas que receberam aperfeiçoamentos em qualidade de áudio, como melhores componentes eletrônicos e mais reforços estruturais em seus gabinetes, além de acabamentos mais luxuosos que os tornaram particularmente atraentes para aquelas pessoas que valorizam e desejam produtos muito especiais e diferenciados.
Traçando um histórico, o primeiro produto a receber esse tratamento foi a caixa acústica Silver Signature, lançada em 1991 como um tributo a John Bowers, fundador da Bowers & Wilkins, falecido em 1987, e em comemoração aos 25 anos da empresa. Pelas décadas seguintes, outras caixas acústicas foram lançadas seguindo os mesmos princípios, como a Signature 30 (1996), para celebrar o 30º aniversário da empresa, a 800 Signature e a 805 Signature (2001), e a Signature Diamond (2006), essa última em comemoração ao 40º aniversário. Mais recentemente, em 2021, foram lançadas a 702 Signature e a 705 Signature.
Agora, após um intervalo de dois anos a Bowers & Wilkins apresenta a 801 Signature e a 805 Signature, baseadas na 801 D4 e na 805 D4, dois modelos pertencentes à Série 800, a linha de produtos mais avançada da marca. Destaque-se que a 801 D4, a topo de linha, foi escolhida pelos famosos estúdios Abbey Road da gravadora EMI como a referência para julgar a qualidade das gravações ali realizadas, o que diz muito a respeito do seu excepcional nível de qualidade sonora. Por outro lado, a 805 D4 vem recebendo, review após review, elogios dos principais sites e publicações especializados em áudio de elevada performance.
SOBRE OS PRODUTOS
A 801 Signature é uma caixa tipo torre de três vias, com tweeter com domo de diamante (Diamond Dome Tweeter) montado no topo, midrange com cone Continuum FST de 6” com suspensão Biomimetic e dois woofers de 10” com cones Aerofoil. O tweeter vem montado em seu próprio gabinete Solid Body, o mesmo acontecendo com o midrange e seu gabinete Turbine Head.
A colocação do tweeter e do midrange, cada um em seu próprio gabinete de alumínio de grande rigidez estrutural, e o isolamento entre esses dois componentes em relação aos dois woofers, contribui para uma reprodução mais precisa e fiel de todas as faixas de frequências através de uma efetiva redução de ressonâncias e transmissão de vibrações. Por outro lado, a 805 Signature tem estilo bookshelf para seu uso apoiada sobre um pedestal ou outro tipo de apoio. Ela também utiliza o Diamond Dome Tweeter com montagem no topo, porém seu woofer/midrange Continuum de 6,5” com suspensão Biomimetic e seu woofer Aerofoil de 10” estão colocados no interior do gabinete principal.
Com suas estruturas Matrix, ambas possuem grandes reforços internos, inclusive utilizando peças de alumínio para garantir o máximo de qualidade de reprodução musical. A parte superior dos gabinetes é recoberta por uma sólida placa de alumínio e revestida com uma bela peça de couro Connolly.
DESIGN E ACABAMENTO
Antes de colocarmos em destaque as diferenças técnicas entre a 801 Signature e a 805 Signature e a 801 D4 e a 805 D4, que serviram de base para seus projetos, vejamos o que foi feito em relação ao seu design e acabamento, que ficaram simplesmente maravilhosos. A elegante sobriedade das cores Black Gloss, White e Satin Walnut foi substituída pela beleza e ousadia das cores Midnight Blue Metalic e California Burl Gloss.
A pintura Midnight Blue Metalic é igual à utilizada na famosa Nautilus, com 11 camadas de pintura e laqueação e polimento à máquina para obter um alto brilho. Somente nesse processo de pintura são necessárias 18 horas de trabalho. O toque final fica por conta do revestimento da placa superior, feito com couro Connoly na cor azul.
Por outro lado, a requintada versão na cor California Burl Gloss, com uma combinação de tons avermelhados e marrons mais escuros com acabamento de alto brilho, e a placa superior em couro Connoly na cor preta, exige nada menos que 14 camadas de laca e várias horas de lixamento, num total de mais de 24 horas de trabalho na produção de uma única 801 D4.
Como sempre acontece ao lançar uma nova geração de caixas acústicas Signature, a Bowers & Wilkins busca introduzir aperfeiçoamentos que resultem em uma qualidade de áudio superior à que já é simplesmente espetacular oferecida pelos modelos que lhe servem de inspiração, no caso atual, a 801 D4 e a 805 D4.
A grade de proteção do tweeter foi modificada, ficando com sua trama mais aberta para melhorar a resolução nas altas frequências e a sensação de espacialidade. Já a placa superior de alumínio da 801 Signature foi reprojetada com a finalidade de contribuir ainda mais para aumentar a rigidez de toda a estrutura da caixa. Essa placa apresenta furações colocadas em posições estratégicas destinadas a modificar a frequência de ressonância do alumínio. Na 805 Signature, a placa foi rigidamente acoplada ao topo do gabinete através de mais dois pontos de fixação.
O crossover, montado na parte traseira das caixas, recebeu melhorias, tendo, agora, capacitores de passagem para um som mais limpo e, como antes, fica apoiado sobre rígidas “espinhas” de alumínio e com seus capacitores isolados das pressões internas existentes no interior dos gabinetes, funcionando como um eficiente dissipador de calor, o que contribui para melhorar o desempenho.
Os woofers da 801 Signature tiveram o ímã do seu conjunto magnético reprojetado para reduzir ainda mais as distorções. O mesmo foi feito em relação ao woofer/midrange da 805 Signature, que também apresenta um aperfeiçoamento no polo do seu imã. A saída do duto da 801 Signature é feita de alumínio, em substituição ao plástico, para tornar mais firme a resposta nos sons graves. Na 805 Diamond isso não foi necessário, pelo fato do seu duto ser menor, assim como o seu volume de graves.
CONCLUSÃO
Tanto sob o ponto de vista da estética, com suas lindas cores e luxuoso acabamento, quanto da incrível qualidade da sua reprodução de músicas e trilhas sonoras de filmes, a 801 Signature e a 805 Signature são produtos projetados para maravilhar pessoas com um nível muito elevado de exigências.
Essa e outras matérias interessantes estão na edição 212 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!