Produzida pela BBC e disponível no Netflix, Peaky Blinders é uma boa pedida para quem gosta de histórias recheadas de drama, ação e suspense
Por Eduardo Torelli Fotos Divulgação
Cansado de assistir aos mesmos tipos de série no Netflix? Então, talvez seja hora de apostar em algo novo – por exemplo, uma superprodução da BBC com atores de primeira linha e uma história envolvente e repleta de drama, ação e suspense.
Estamos falando de Peaky Blinders, cujas primeiras cinco temporadas estão disponíveis no Netflix. Um sucesso mundial, a atração é estrelada por Cillian Murphy (de O Cavaleiro das Trevas e Um Lugar Silencioso 2), que está impecável no papel do carismático líder de gangue Tommy Shelby.
A série estreou na BBC em 2013 e logo se tornou um sucesso de crítica e público. O enredo conta a trajetória de uma família de criminosos que dominam Birmingham (Inglaterra) na primeira década do século XX. O clã de foras da lei é famoso por ter navalhas costuradas em seus chapéus e fatura alto com o esquema ilegal de apostas em corridas de cavalos.
Além de seus enfrentamentos com a polícia – particularmente com um obstinado oficial irlandês incumbido de encerrar as atividades do grupo, Chester Campbell (Sam Neil) –, os Peaky Blinders também precisam lidar com gangues rivais que querem se intrometer em seus negócios.
Assuntos de família
Criado por Steven Knight e produzido por Caryn Mandabach Productions e Tiger Aspect Productions, o programa bebe inspiração na trilogia O Poderoso Chefão e em clássicos do gênero como Os Bons Companheiros. Os assuntos de família e os negócios ilícitos dos Shelby se misturam em uma sucessão de eventos trágicos e surpreendentes, que mantém o público com os olhos grudados na tela, à espera do próximo episódio.
É impossível não se afeiçoar aos personagens, que são muito bem defendidos pelo elenco talentoso. A reconstituição de época também é de primeira e contrasta com a trilha sonora ousada, cheia de sucessos contemporâneos do punk rock internacional.
Embora os primeiros episódios sejam mais focados nas lutas territoriais da família Shelby com seus concorrentes no submundo, o enredo se torna mais complexo a partir do momento em que Tommy e seus irmãos decidem expandir a organização para além dos limites de Birmingham, ao mesmo tempo em que tentam legalizar parte de seus negócios. Mas eventos como a Grande Depressão estão sempre no caminho da família, que não consegue evitar se envolver em situações arriscadas.
Inspirado em fatos
Embora a trama seja fictícia, a série é inspirada em fatos. Os Peaky Blinders realmente existiram e dominavam o território das Midlands Ocidentais (região da Inglaterra que inclui as cidades de Birmingham, Wolverhampton e Coventry). Eles iniciaram suas atividades no fim do século XIX e mantiveram seu império até a década de 1930.
Chefiado por Thomas Gilbert, o grupo era formado, em grande parte, por rapazes desempregados e obtinha seus lucros a partir de atividades como fraudes, contrabando e manipulação de corridas de cavalos. Os integrantes do bando também se distinguiam por suas roupar, que incluíam sobretudos feitos sob medida, coletes, lenços de seda e boinas pontiagudas.
Cultura popular
Durante seu reinado, os Peaky Blinders se opuseram a gangues rivais como os Sloggers e os Birmingham Boys, liderados por Billy Kimber. Mais bem organizado, este último bando teve um papel determinante no fim da gangue, que foi perdendo relevância no submundo e desapareceu por volta dos anos 1930.
Porém, sua lembrança continuou viva na cultura popular da Inglaterra, inspirando obras literárias como A Walk Down Summer Lane, de John Douglas, (publicado em 1977) e Sidelights on a City: An Evocation of Birmingham in the Late 19th and Early 20th Centuries (1987). Após cinco temporadas de sucesso, Peaky Blinders teve sua produção interrompida pela pandemia.
Mas a BBC e o criador da série, Steven Knight, confirmaram que o programa terá uma sexta temporada. Além de Cillian Murphy, devem voltar ao programa todos os seus principais protagonistas, que incluem Helen McCrory (Polly Gray), Paul Anderson (Arthur Shelby), Finn Cole (Michael Gray) e Sophie Rundle (Ada Thorne).